Benítez é punido pelo STJD com dois jogos de suspensão

Foto: Reprodução

O meia do São Paulo, Martín Benítez, foi punido com um cartão vermelho no jogo contra o Athletico Paranaense no dia 7 de agosto, pelo Brasileirão, quando estava aquecendo à beira do campo e ao passar pela marca do escanteio tocou na bola e retardou a cobrança da equipe adversária.

Com isso, o árbitro da partida Jean Pierre expulsou o jogador e relatou que o atleta fez com que a partida ficasse parada por mais de cinco minutos e que precisou solicitar policiamento para a retirada do atleta do campo.

O São Paulo chegou a entrar com o pedido de anulação do cartão vermelho que foi negado. Então, nesta terça-feira (14), o STJD publicou a decisão de punir o atleta com dois jogos de suspensão por conduta antidesportiva.

O auditor do caso e relator do processo, Carlos Eduardo Cardoso, explicou:

“Não estamos a julgar o pedido de cartão vermelho. Estamos aqui para analisar se, de fato, houve infração disciplinar. Destaco que é um atleta experiente, sem nenhuma passagem por aqui e, como destacado pela defesa, conhecedor das regras do jogo. Ainda que seja considerada a tese defensiva, ele não deveria estar ali. Deveria estar aquecendo ou no banco e qualquer conduta além dessas é considerada uma conduta antidesportiva. Um jogo na casa do adversário que pressionava o São Paulo. A meu sentir, o atleta queria esfriar o jogo, esqueceu que era substituto e quis participar do jogo e acabou por retardar a partida, entrou em campo sem autorização do árbitro e praticou uma conduta antidesportiva. Foi expulso pela arbitragem e, não bastasse isso, ainda ficou cinco minutos sem se dirigir ao vestiário. Foram 12 minutos de acréscimo no segundo tempo muito em função dessa iniciativa do atleta. Obviamente gerou o esfriamento da partida e algum benefício a equipe do atleta expulso. Em razão desses fatos, a expulsão encontra-se bem tipificada e aplico uma partida de suspensão tendo em vista a primariedade do atleta. Deixo de aplicar a conversão pedida pela defesa tendo em vista todos os fatos narrados na súmula”.

Leia a decisão completa tomada pelo STJD clicando aqui.

Com isso, Benítez se torna mais um desfalque do São Paulo para o confronto contra o Atlético Goianiense no domingo (19) pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Todavia, ainda cabe recurso ao Pleno.

Compartilhe esta notícia