Buscando reforços, São Paulo precisa estar atento a limite de estrangeiros

Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC

O São Paulo conta atualmente em seu elenco com cinco jogadores estrangeiros, são eles Calleri (Argentina), Gallopo (Argentina), Gabriel Neves (Uruguai), Nahuel Ferraresi (Venezuela) e Arboleda (Equador).

Este seria o número máximo de atletas que poderiam ser relacionados para competição nacionais, como o Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, já a Copa Sul-Americana, ao menos até a edição 2022, não possuía limites de estrangeiros.

Reforços estrangeiros

Segundo a ESPN, o Tricolor tenta mais quatro reforços para 2023, dois são estrangeiros, o volante equatoriano Sebatián Méndez e o zagueiro argentino Alan Franco.

Caso se confirmem os acordos com ambos os atletas, apesar de estar reforçando o elenco, o Tricolor precisará lidar com um problema futuro que é escolher quais destes atletas ficariam fora das listas de relacionados de algumas partidas do Brasileirão e Copa do Brasil.

Em outubro, foi noticiado pela UOL, que o São Paulo estudava a aceleração de naturalização de Arboleda, com isso, mais um gringo poderia estar entre os relacionados das competições da CBF. Dentre os atletas estrangeiros que estão no Tricolor, apenas o zagueiro equatoriano atende os requisitos para a naturalização que são morar no país há mais de quatro anos (está no São Paulo desde 2017), que é o principal requisito legal. Arboleda também se comunica com fluência em português e não possui condenação penal.

É preciso analisar com cuidado

O assunto é sério e precisa realmente ser analisado com cautela, pois o Campeonato Brasileiro é longo e o técnico Rogério Ceni precisará de peças e pode ficar sem algumas delas em jogos importantes devido a poder relacionar apenas cinco estrangeiros. Na Copa do Brasil, o contexto é diferente porque é mata-mata, todavia, voltamos ao problema de algum jogador crucial para o esquema do time ter que ficar de fora de alguma decisão.

Que o São Paulo precisa de mais reforços é inquestionável e, no momento, principalmente na zaga, porém, caso Alan Franco seja contratado, o elenco ficaria com três defensores estrangeiros, e se for utilizado o esquema com três zagueiros e ambos forem titulares já pegam as vagas de três estrangeiros por jogo.

É preciso pensar, analisar as possibilidades e entender qual será o contexto de variação de atletas ao longo da temporada.

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia