O São Paulo anunciou nesta semana uma nova parceria com o Socios.com, aplicativo de engajamento de fãs, um projeto trazido ao clube pelo Departamento Internacional do São Paulo, conduzido por Camilla Prando, que concedeu uma entrevista ao iG e falou sobre a importância da internacionalização no futebol por parte dos clubes.
“A internacionalização se faz necessária, justamente para trabalhar de forma mais intensa e profunda, não só a marca dos clubes, mas valorizar ainda mais tudo que o futebol brasileiro representou e representa até hoje. O maior desafio é fazer com que as pessoas que atuam no dia a dia dos clubes brasileiros entendam a importância de reverter este quadro e compreendam o potencial que temos, para não só tornar os clubes em marcas internacionais, mas também nos aproximar ainda mais institucionalmente e desportivamente de clubes em outros continentes”.
Alguns clubes de fora do Brasil já começaram a realizar ações neste sentido, o que começou também a ser aplicado por clubes brasileiros, inclusive recentemente pelo próprio São Paulo que lançará um Fan Token a ser usado pelo clube no aplicativo de engajamento de fãs do site parceiro.
Os fans tokens são criptoativos do tipo “utility token”, que concede acesso a produtos e serviços. Com a aquisição, o proprietário terá direito a recompensas virtuais, voto em enquetes, promoções exclusivas e outras vantagens no site Socios.com.
Camilla explicou como isso está acontecendo no Tricolor: “O Departamento Internacional do São Paulo Futebol Clube se profissionalizou em março deste ano e com um mês de existência já estava conversando com empresas estrangeiras sobre Fan Tokens e NFTs, entendendo que já era uma realidade mundo afora e uma nova receita em grandes clubes europeus, que se inspiraram nos EUA e nos esportes americanos, como NBA, NFL, NHL assim como F1 e UFC”.
A executiva responsável pelo Departamento Internacional do São Paulo também explicou como estas inovações colaboram para um melhor desenvolvimento do clube no mercado e no relacionamentos com os torcedores.
“O que tem dado certo diz muito respeito às palavras digitalização e inovação, ou seja, tendências mundialmente reconhecidas, principalmente no período pandêmico, que estão sendo implementadas aos poucos em diversos times das divisões nacionais, monetizando os negócios dentro do futebol. De fato, profissionais que realmente acompanham o mercado do futebol dentro e fora de campo, conseguem não somente seguir os cases de sucessos e gerar novas receitas, mas também abrir caminhos para novos negócios e parcerias dos quais geram ainda mais experiências, principalmente para os torcedores daquele clube e para os amantes dos esportes, no geral”.
Dos dias 12 a 15 de outubro, Camilla participará de um evento denominado “Global Football Management” que acontecerá na cidade em Lisboa, em Portugal, que também contará com as palestras de Jorge Jesus, técnico do Benfica, além de Marcelo Paz, presidente do Fortaleza, e Francisco Battistotti, presidente do Avaí, entre outros nomes de grande relevância no mundo do futebol.
O evento será presencial, mas também poderá ser acompanhado de maneira online e para mais informações é só clicar aqui.