Campinense x São Paulo: escalações, arbitragem, desfalques e onde assistir | Copa do Brasil

Inicia-se hoje mais uma jornada do São Paulo em busca do inédito troféu da Copa do Brasil. O time do técnico Rogério Ceni vai à Paraíba enfrentar o Campinense na estreia, em jogo único e eliminatório. Para que o Tricolor passe de fase, um simples empate é suficiente; para a Raposa do Nordeste, apenas a vitória interessa. O embate ocorrerá às 21h30 no estádio Amigão.

Apesar de ser um gigante do futebol brasileiro, o São Paulo participou apenas de 22 das 34 edições da competição. Em 2002, o time do Morumbi comemora 30 anos de seus grandes feitos de 1992, ano em que ganhou a Libertadores e o Mundial. Justamente nessa temporada, o clube, a título de exemplo, abriu mão de disputar a Copa do Brasil para focar em torneios que considerava mais importantes – a vaga, que era do campeão estadual, ficou com o Palmeiras.

Já o Campinense vai para a sua 13ª participação. Em seu melhor ano, em 2013, após ser campeão do Nordestão, o time do então técnico Oliveira Canindé passou da primeira fase, mas enfrentou logo de cara o Flamengo, campeão daquela competição, e acabou sendo eliminado. O confronto com o São Paulo, por sinal, será entre vencedores estaduais, já que o Tricolor é o atual campeão do Paulistão e o Campinense, do paraibano.

São Paulo

Para a partida de debute na Copa do Brasil, o São Paulo chega embalado, pois está há quatro partidas sem perder e, na última, conseguiu um feito histórico: venceu o Santos por 3×0 em plena Vila Belmiro, algo que não acontecia desde 1957. Será o primeiro confronto nacional do Tricolor, que até o momento disputou apenas sete jogos em 2022 – todos válidos pelo Paulistão.

Apesar de o técnico Rogério Ceni adotar um sistema de revezamento de atletas desde o início da temporada, algumas posições vão se delineando para aquilo que ele considera como ideal. Na meta, por exemplo, Jandrei já atuou em cinco partidas, sendo quatro consecutivas como titular da equipe. O meia Gabriel Sara foi titular em todos os sete compromissos do time. Já Alisson, que também atuou em todos os jogos, começou no banco contra a Inter de Limeira.

Desfalque certo é o volante Luan Santos. Apesar de ele já estar fazendo transição e treinando com a equipe, ainda não reúne condições de atuar e não estará à disposição nesta noite. Em situação semelhante se encontra Patrick, que se contundiu logo no início da temporada e está em preparação para retornar ao time. Igor Vinícius, por sua vez, saiu do jogo contra o Santos para dar lugar a Rafinha antes do final da primeira etapa e, ao longo da semana, constatou-se um pequeno estiramento na região posterior da coxa direta. Ele será mais uma baixa no time.

Uma boa notícia é o provável retorno de Luciano. No clássico do último domingo, contra o Santos, ele foi relacionado, porém não saiu do banco de reservas. Contudo, dada a sua progressão, é provável que o camisa 11 possa fazer a sua estreia pelo Tricolor nesta quinta-feira. O atacante havia tido problemas na reapresentação do clube, no dia 10 de janeiro, quando teve uma lesão na panturrilha. Desde então, não conseguiu participar de nenhuma partida do São Paulo.

O volante Andrés Colorado foi apresentado nesta semana como sexto reforço da temporada e já treinou com seus novos companheiros. No entanto, não será na Copa do Brasil que fará a sua primeira participação. Para atuar na contenção o time do Morumbi contará com a jovem promessa Pablo Maia, que vem sendo bastante elogiado por suas atuações com os profissionais do São Paulo.

O provável time de hoje do Tricolor é: Jandrei, Rafinha, Diego Costa, Arboleda (Miranda) e Reinaldo; Pablo Maia, Nestor, Gabriel Sara e Alisson; Rigoni e Calleri. Técnico: Rogério Ceni

Campinense

O Campinense vem de sua primeira vitória no Nordestão. O time venceu o Sousa, também da Paraíba, por 2×1, com um detalhe bastante interessante: o gol do triunfo foi marcado pelo goleiro Mauro Iguatu, de pênalti, ao estilo Rogério Ceni. O clube é o 5º colocado da chave A da Copa do Nordeste, que tem o Fortaleza como líder. No Campeonato Paraibano, é o líder do grupo B com 6 pontos em 2 jogos disputados. 

Para o grande confronto do ano até aqui, o Campinense terá o reforço de Patrick, André Mascena e Vinícius Santan – todos eles liberados pelo departamento médico do rubro-negro. Além deles, o treinador Ranielle Ribeiro está de volta após o seu afastamento por covid-19. Apesar dos retornos, a Raposa não contará com o atacante Eduardo, o zagueiro Christian e o lateral-esquerdo Filipe Ramon, que estão afastados por lesão.

O provável Campinense: Mauro Iguatu, Felipinho, Michel Bennech, Vinicius Santana e Emerson; Rafinha, Juninho e Dione; Iago Silva, Olávio e Alan Francisco. Técnico: Ranielle Ribeiro.

Arbitragem para Campinense x São Paulo

  • Árbitro: Ramon Abatti Abel (CBF-SC)
  • Árbitro assistente 1: Alex dos Santos (CBF-SC)
  • Árbitro assistente 2: Éder Alexandre (CBF-SC)
  • Quarto árbitro: Tiago Ramos de Oliveira (CBF-PB)
  • Analista de campo: Miguel Félix de Oliveira (CBF-PB)

Onde assistir Campinense x São Paulo

A partida terá transmissão da SporTV (menos para a Paraíba) e dos canais Premiere, mas você também pode acompanhar conosco clicando aqui.

Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter. Conheça a nossa Loja.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você concorda com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais