CBF elabora protocolo para retorno dos jogos de futebol no Brasil

Foto: Flamengo

Como noticiou o Globo Esporte, a CBF está elaborando desde o mês passado um protocolo a ser seguido para o retorno dos jogos de futebol no Brasil. Esse documento prevê, entre outras coisas, que apenas 40 pessoas serão permitidas na delegação de cada clube no estádio.

Esse protocolo é inspirado nas ações que foram realizadas na liga alemã de futebol que teve o seu retorno no dia 16 de maio. Além disso, os clubes serão os responsáveis em conferir o estado epidemiológico dos que chegam ao estádio e seguir um regulamento como uso de máscaras e ficar menos tempo possível no vestiário, com um limite recomendado de 40 minutos, entre outras coisas.

Já a arbitragem passará por testes feitos pela CBF que quer o VAR atuando em todos os jogos. Também visa a diminuição dos testes de antidoping após a partida de dois para um jogador de cada equipe.

No que se refere às entrevistas e profissionais da imprensa, o acesso ao campo será reduzido e terá que ser respeitado um distanciamento de dois metros para cada pessoa.

Os gandulas e maqueiros deverão fazer a higienização constante das mãos com álcool gel e os jogadores seguirão regras para evitar o contágio na comemoração dos gols e saída para os vestiários.

É um outro momento do futebol que requer adaptações e no começo não será fácil, mas é preciso se alinhar a elas caso a intenção seja o retorno do esporte. A única coisa é esperar a liberação das autoridades de saúde, pois são elas que têm um controle maior da situação da pandemia no país e podem indicar um caminho mais seguro para esse retorno.

Foto: Flamengo

Compartilhe esta notícia