O atacante argentino Jonathan Calleri vem conseguindo alcançar marcas interessantes nessa segunda passagem com a camisa do São Paulo e justifica o carinho da grande maioria da torcida Tricolor.
Em sua primeira passagem pelo clube, em 2016, já havia deixado uma boa impressão ao marcar 16 gols em 31 jogos (média de 0,51), especialmente durante a campanha do São Paulo na Copa Libertadores, quando chegou às semifinais.
Por muito tempo, sendo lembrado e pedido pela torcida, o camisa 9 retornou ao Morumbi em agosto de 2021, inicialmente por empréstimo e depois, sendo adquirido em definitivo pelo clube.
Marcas históricas
Nessa segunda passagem, Calleri já acumula 32 gols em 79 jogos (até 02/11/2022), totalizando 48 gols com a camisa do São Paulo em 110 partidas e tornando-se o terceiro maior artilheiro estrangeiro na história do clube.
Com os gols marcados somente nesta temporada de 2022, Calleri também alcança um bom desempenho, comparado aos atacantes da última década Tricolor.
De acordo com o levantamento do jornalista Felipe Ruiz, com os 27 gols marcados neste ano, Calleri ultrapassou Alexandre Pato, que em 2017 marcou 26 gols.
O jornalista Eduardo Affonso da ESPN, também levantou estes dados e, com os dois gols marcados contra o Atlético-MG, Calleri torna-se o maior artilheiro em uma temporada nos últimos 10 anos com a camisa Tricolor.
Artilheiros dos gols importantes
A frustração com a derrota na final da Copa Sul-Americana e o mau desempenho de toda a equipe, fez com que alguns torcedores levantassem críticas ao atacante, levantando um rótulo que outrora foi aplicado a Luís Fabiano, como o “artilheiro de gols inúteis“, porém, os números e fatos desmentem isso.
Calleri foi o artilheiro da Copa Libertadores de 2016 com 9 gols e superou Luís Fabiano, que em 2004 foi artilheiro do time com oito gols. Com isso, tornou-se o maior artilheiro do clube em uma única edição do torneio.
Entre os maiores artilheiros do São Paulo na Libertadores, Calleri só está atrás de Luís Fabiano e Rogério Ceni, que marcaram 14 gols e Pedro Rocha, Muller e Palhinha, que marcaram 10 gols.
Decisivo em vitórias e clássicos
De acordo com a enciclopédia anual do São Paulo, entre os atletas com mais “gols da vitória“, ou seja, gols decisivos em triunfos do São Paulo, o atacante argentino está no Top 20 da história.
Se considerarmos apenas 2022, Calleri levou quase todos os prêmios individuais do Campeonato Paulista, sendo eleito o Melhor Atacante, Craque da Galera, Gol Mais Bonito da Edição e figurando na Seleção do Campeonato.
Seu desempenho em clássicos também impressiona, já que anotou gols contra os maiores rivais do estado, Corinthians, Santos e Palmeiras, de acordo com o levantamento recente do site SPFC Notícias.
Logicamente, as conquistas individuais são menos importantes que títulos e triunfos que não vieram, mas é inegável que hoje temos um Camisa 9 de peso.
Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.