Medidas para o retorno do futebol turco
Foto: Besiktas

Devido a pandemia do Covid-19, as competições esportivas tiveram de ser suspensas, algumas delas já estão com seus retornos marcados ou programados e, com isso, os clubes de futebol já começaram a se movimentar para retornar aos treinamentos presenciais em alguns países.

No entanto, para que tudo ocorresse com segurança, visando preservar a saúde dos atletas e dos demais funcionários, foi preciso tomar algumas atitudes específicas.

Veja como alguns clubes estão lidando com essa nova situação:

Coréia do Sul

A K-League, liga sul-coreana de futebol, teve a sua retomada na última sexta-feira (08) devido à diminuição do número de casos positivos para Covid-19 no país que foi um dos primeiros afetados pelo vírus.

A curva de contágio na Coréia do Sul começou a se achatar no meio de março, quando os clubes começaram a retomar as suas atividades aos poucos, sempre levando em consideração as precauções necessárias.

Todos os atletas e integrantes das comissões dos clubes foram testados para o Covid-19 e não foi apresentando nenhum caso positivo dentre os mais 1.100 exames feitos. Ao chegarem nos treinos, os jogadores passam pela checagem de temperatura, para conferir se estão com febre.

O formato do campeonato foi alterado, ao invés de 38 rodadas, serão 27, sendo 22 pela primeira fase e 5 nos mata-matas.

As cidades estão voltando ao normal ao passar dos dias, mas para evitar aglomerações e uma nova onda de contágio, os jogos estão acontecendo a portões fechados.

No último sábado (09), o atacante brasileiro Junior Negrão fez um gol no jogo entre Ulsan Hyundai e Sangju Sangmu, e homenageou os brasileiros com uma mensagem por baixo de sua camisa.

Confira:

https://www.instagram.com/p/B_974Pfj5ql/

Alemanha

Na Alemanha, a Bundesliga que estava suspensa desde o dia 08 de março está marcada para retornar no próximo sábado, 15 de maio, após dois meses sem jogos. Um mês foi de confinamento e o seguinte com um método diferente de treinamentos.

Os atletas passaram por três sessões de testes na última semana e, além disso, as delegações deverão ficar concentradas em isolamento em hotéis por sete dias antes das partidas.

No início de abril, os treinos começaram de maneira individual, depois em grupos pequenos de jogadores, que devem seguir normas específicas de cuidados.

Foram realizados 1.724 testes em pessoas envolvidas com a liga de futebol alemã, aos quais apenas 10 apresentaram positivo para Covid-19.

As atividades começaram a ser permitidas pelo governo alemão devido à efetividades das ações sanitárias e comportamento colaborativo da população na época do isolamento.

Todos os jogos acontecerão a portões fechados.

Na foto abaixo, os jogadores do Borussia Mönchengladbach treinam com avatares de torcedores nas arquibancadas.

Foto: Divulgação/Borussia Mönchengladbach

Espanha

O campeonato espanhol ainda não tem data para retorno dos jogos, mas times como Barcelona e Real Madrid já voltaram aos treinamentos.

Para o retorno da Liga Espanhola será preciso passar por quatro fases. A primeira foi a de testagem dos atletas, depois os treinamentos individuais, em sequência acontecerão em pequenos grupos para, então, acontecer o treino completo.

A expectativa é que a La Liga possa ser retomada no mês de junho, sem ainda nenhuma data definida para que esse retorno aconteça.

O ex-jogador do São Paulo, Eder Militão, publicou uma foto em suas redes sociais no primeiro dia de treinos no Real Madrid:

https://www.instagram.com/p/CADN_D4jaDK/

Turquia

Marcado para retornar no dia 12 de junho, o Campeonato Turco está há quase dois meses sem partidas devido à pandemia do Covid-19. Os jogos, inicialmente, acontecerão a portões fechados.

Para os treinamentos foram adotadas rigorosas medidas de higiene. No Besiktas, foi instalada uma cabine de desinfestação automática de última geração na entrada do CT por onde tem que passar qualquer pessoa antes de adentrar no local.

Fonte: GloboEsporte, Extra e UOL
Foto: Besiktas