Conheça o Ayacucho, primeiro adversário do São Paulo na Sul-Americana

Foto: Reprodução Twitter Copa Sul-Americana

Na estreia da Sul-Americana, o São Paulo irá com um time alternativo enfrentar o Ayacucho, no Peru. O país, por sinal, passa por uma onda de protestos contra a alta da inflação local e o Estado decretou toque de recolher em Lima e em Callao. A sede do adversário, no entanto, é a cidade de Ica, que fica a 310 km da capital peruana.

O Ayacucho tem fundação bastante recente – foi criado enquanto o São Paulo comemorava seu tricampeonato brasileiro seguido, em 2008. Em 2021, a equipe fez a sua primeira participação na história da Copa Libertadores e enfrentou um brasileiro: o Grêmio. O time acabou perdendo ambas as partidas, somando 8×2 no agregado (1×2 em casa e 6×1 na volta).

O mando de campo do Ayacucho é no estádio Estádio Ciudad de Cumaná, cuja cidade fica a 2746 metros acima do mar. Contudo, na edição passada da Copa Libertadores, o time escolheu o estádio de outra cidade, Cusco, que fica a 3.399 metros acima do mar. É o estádio do Cienciano e será esse o palco do confronto de quinta, pela Sul-Americana.

O time disputou as edições de 2012, 2013 e 2014 da Copa Sul-Americana sob o nome de Inti Gas.

Para cair no grupo do Tricolor, o Ayacucho eliminou o Sport Boys Association na primeira fase do torneio, vencendo em casa por 2×0 e tomando 3×2 fora de casa – em um jogo com duas expulsões. O time, atualmente, venceu uma de suas últimas quatro partidas. Antes disso, o último triunfo da equipe havia sido justamente na Copa Sul-Americana, no dia 3 de março, quando bateu o Sport Boys Association em casa.

O Ayacuho está na décima colocação do Torneio Apertura e, na última rodada, venceu o UTC Cajamarca por 3×2. E uma curiosidade interessante: dos dez jogos disputados no ano, o time teve expulsão de um jogador em cinco deles.

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia