Conheça o Everton-CHI, adversário do São Paulo na Copa Sul-Americana

Álvaro Madrid, meia do Everton

Na próxima quinta-feira, às 19h15, o São Paulo receberá no Morumbi o Everton-CHI, em jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Em busca de mais 3 pontos para se consolidar como líder do grupo D e encurtar caminhos para a próxima fase, o Tricolor encara a equipe chilena, que vem de um empate com o Jorge Wilstermann em casa.

Conhecendo o adversário: Everton-CHI

O Everton de Viña del Mar foi fundado em 24 de junho de 1909. É, portanto, um clube mais velho do que o São Paulo, mas bastante distante da tradição pesada do Tricolor do Morumbi. É um clube intermediário chileno que possui quatro conquistas nacionais ao longo de sua história. O nome é uma homenagem ao homônimo inglês e o clube é apelidado de “Oro y Cielo” – uma referência às cores predominantes de seu escudo.

A equipe manda seus jogos no estádio Sausalito, que tem capacidade para aproximadamente 25.000 espectadores. O local foi sede da Copa América de 2015, sediando, inclusive, dois jogos da Seleção da Argentina.

Em competições sul-americanas, seus melhores desempenhos foram dois terceiros lugares nos grupos que disputou pelas Copas Libertadores de 1977 e 2009. O time disputou a Copa Sul-Americana em 2017 e 2018, mas foi eliminado no primeiro confronto em ambas, para o Patriotas e para o Caracas.

Caminho para chegar ao grupo do São Paulo

O Everton estava disputando a pré-Libertadores antes de chegar ao grupo D da Copa Sul-Americana. O time, na primeira fase, eliminou o venezuelano Monagas, vencendo por 3×0 em Viña del Mar, mas perdendo por 1×0 fora de casa. Na segunda rodada, contudo, o Everton foi eliminado pelo Independiente, com revezes nos dois confrontos pelo placar mínimo – 1×0.

Primeiro jogo na Sul-Americana

Em casa, o Everton recebeu o Jorge Wilstermann e empatou por 1×1. O resultado foi construído a partir do primeiro tempo, com um pênalti cometido logo aos 23 minutos pelo time da casa. O Jorge Wilstermann converteu a cobrança e saiu na frente do placar. Contudo, logo no início do segundo tempo, após um escanteio cobrado, o Everton chegou ao empate – com a ajuda do goleiro, que espalmou a bola em direção ao camisa 7 Lucas Di Yorio.

Retrospecto do ano

O Everton iniciou a temporada perdendo a final da Copa Chile para o Colo-Colo. Após isso, o time conquistou 4 vitórias, 5 empates e 5 derrotas. O time é o atual 7º colocado do campeonato chileno e vem de uma derrota em casa para o Huachipato na última partida.

Destaque do time: olho nele

O destaque do Everton é o camisa 7 Lucas Di Yorio, que tem 1,90m, é ítalo-argentino, tem 25 anos e já marcou 8 gols nesta temporada.

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia