Atualmente o Athletico Paranaense ocupa a 11ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 43 pontos em 29 jogos. A equipe Athleticana tem 11 vitórias, 5 empates e 13 derrotas.

O time é treinado técnico Paulo Autuori e joga no esquema 4-4-2, tendo como ponto forte a sua defesa. Mas vamos por partes.

**os dados abaixo foram retirados do Footstas e do GE.

Meio-Campo

Um dos principais jogadores do Furacão é Carlos Eduardo, que atuando pelo lado direito do ataque, se tornou líder de assistências do elenco, com 3 passes para gol e vice-artilheiro da equipe, indo às redes 5 vezes.  

O outro meia-armador é Léo Cittadini, que gosta de aparecer como elemento surpresa e finalizar as jogadas, preferencialmente de dentro da área, sendo uma opção a mais para tentar balançar as redes. Dessa forma, Léo já anotou 4 gols.

Mais uma peça ofensiva do Athletico é o lateral-esquerdo Abner Vinícius, que apoia bastante, com média de 4 cruzamentos por jogo e duas assistências no campeonato. Abner e Cittadini também são os principais ladrões de bola do Furacão.

Ataque

O ataque Athleticano tem Nikão e Renato Kayzer, grande artilheiro do time, com 9 gols (3 marcados com a camisa do Atlético-GO) e jogador da equipe que mais gosta de chutar. Com certeza é quem deve dar mais trabalho à defesa são-paulina.

Mas a ofensividade não chega a ser o ponto forte do time de Autuori, que é apenas o 15º melhor ataque, com 26 gols em 29 jogos.

Defesa

A real força Athletico está na defesa, que com 26 gols sofridos é a sexta melhor da competição.

Talvez o elo mais forte desse setor seja o volante Richard, que lidera os quesitos de desarmes e interceptações A dupla de zagueiros é formada pelo experiente Thiago Heleno e por Pedro Henrique. Thiago é o homem do primeiro combate, enquanto que Pedro fica na cobertura.

Para terminar, no gol temos Santos, que divide o status de maior pegador de pênaltis do torneio junto com Tiago Volpi.

Há o que temer?

O Athletico não é derrotado há 4 rodadas e está há mais de 400 minutos sem sofrer um gol. Porém, o São Paulo é dono da melhor campanha fora de casa, além de ter o melhor ataque do Brasileirão, inclusive quando o assunto é o gol fora de casa, dos 49 gols do Tricolor, 26 foram marcados como visitante.

Outra coisa importante é que das últimas duas vezes que o São Paulo foi à Curitiba, venceu o Furacão.

Caso não vença o Athletico e o Internacional bata o Fortaleza, o Tricolor pode ver a equipe gaúcha empatar em número de pontos.

Athletico-PR e São Paulo jogam domingo, às 16h, na Arena da Baixada.

Post anteriorFica ou vai embora? A situação do Rojas no São Paulo
Próximo PostLembra dele? Lucas Piazon deixa o Chelsea após 9 anos
Formado em jornalismo pela Faculdade das Américas. Sempre amei escrever e sempre amei o São Paulo Futebol Clube. Essas duas paixões me motivam a produzir conteúdo sobre o meu time do coração. Mas eu também gosto de falar política, história e entretenimento. Porém, já aviso que minhas opiniões não são simples a respeito de nada. O mundo é complexo e eu não sou diferente.