Conmebol pode transformar São Paulo em bicampeão da Copa Sul-Americana

Foto Gazeta Press

Segundo a Rádio Argentina Cadena 3, a Conmebol tem planos de unificar os pontos da Copa Conmebol e da Copa Sul-Americana, dando o mesmo peso para ambas as competições. O jornal EXTRA tentou contato com a entidade que não negou e nem confirmou a informação.

O que foi a Copa Conmebol?

Ela ocorreu entre os anos de 1992 e 1999 com a intenção de criar uma terceira competição a ser disputada na América do Sul, visto que na época já se eram disputadas a Libertadores e a Supercopa dos Campeões da Libertadores.

De início, quem participava do torneio continental eram os melhores time fora do grupo dos campeões nacionais, que disputavam a Libertadores, em um modelo semelhante ao da Copa da UEFA, que é a atual UEFA Europa League.

Ao longo destes poucos anos de existência, a competição foi perdendo a força, uma vez que os clubes que participavam da Supercopa não conseguiam disputar a Copa Conmebol devido ao calendário, fazendo com que se o apelo. Até que em 1999, ela foi extinta, o que colaborou com isso também foram os inícios da Copa Mercosul e da Copa Merconorte, que agregavam os times com maior visibilidade comercial no período.

Se a decisão foi concretizada, o que muda para o São Paulo?

O São Paulo foi Campeão da Copa Sul-Americana 2012 e da Copa Conmebol 1994, ou seja, caso se unifiquem os torneio o Tricolor seria Bicampeão, e agora em 2022 estaria em busca do terceiro título da competição internacional ao disputar a Sul-Americana.

Em 1994, a Copa Conmebol foi conquistada pelo “Expressinho” do Tricolor, formado por jovens jogadores que eram comandados pelo técnico Muricy Ramalho que levou o time até à final para enfrentar o Peñarol, do Uruguai, vencendo o primeiro jogo por 6×1 e perdendo o segundo por 3×0, e ficando com a taça.

Além do São Paulo, foram campeões da Copa Conmebol os clubes brasileiros Atlético-MG (1992 e 1997), Botafogo (1993), São Paulo (1994) e Santos (1998), e também os argentinos Rosário Central (1995), Lanús (1996) e Talleres (1999).

Aguardamos informações da Conmebol para saber se a decisão será tomada ou não.

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia