Cotas iguais as dos rivais, negociação em bloco e streaming, entenda os planos do SPFC para a transmissão dos seus jogos

Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC

Em entrevista ao blog do jornalista Rodrigo Mattos, do UOL, o diretor de marketing do São Paulo, Eduardo Toni, afirmou que o Tricolor vai buscar igualar as receitas de outros clubes do futebol brasileiro.

Toni usa como argumento a relevância do Tricolor no cenário nacional e internacional. Para o diretor, o time do Morumbi pode ser mais explorado e assim gerar mais dinheiro com a transmissão dos seus jogos:

Entendo isso de uma forma muita clara. Independente de Globo e São Paulo, entendemos o que o São Paulo representa no mercado internacional. O São Paulo é o clube mais conhecido fora do Brasil. É o que tem mais conquistas internacionais. É natural que coloquemos o São Paulo no maior patamar possível. Entendo que a Globo renegocia contratos, vimos movimentos em que perdeu o futebol, a Fórmula 1. Acho que é uma movimentação bem benéfica para o mercado. A Globo é o maior player. Sem se referir diretamente a ela, estamos buscando um patamar que o clube pode estar. Entendemos o posicionamento do São Paulo. Vamos mostrar com dados, com números. As forças das redes sociais, inclusive em negociações como a Globo. Para que a gente ganhe o que entendemos ser o justo para nós“, disse Toni.

A fala de Toni vai de encontro com o que Júlio Casares, presidente do clube, já havia declarado sobre a intenção de renegociar o contrato de transmissão de jogos. A principal preocupação da diretoria são-paulina está no que diz respeito ao que se é pago pelas partidas que vão para o pay per view:

Com todo respeito ao Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Vasco, temos a importância do mercado do São Paulo. Esse é um pleito muito justo, ter garantias mínimas. Buscar receitas igualitárias aos outros clubes. É uma questão que vamos abordar. A gente ainda tem três meses de gestão. Estamos atacando várias frentes de gestão. Mas isso (uma negociação com a Globo) está no nosso radar e vai chegar“, afirmou.

Um dos planos do Tricolor é de futuramente explorar a opção dos serviços de streaming:

Você tem a mudança para o VOD (Vídeo por demanda), você assiste ao que você quer, na hora que você quer, foge desses horários. O vídeo revolucionou. O esporte tem uma característica diferente porque é ao vivo e o público quer assistir na hora que está passado. Streaming chegou para ser uma nova plataforma. Pode atrair um novo público que não está ali, minha filha talvez não saiba mais mexer no controle remoto. Tenho clareza que o streaming tem importância no esporte e vai mudar a forma de arrecadação dos clubes. Clubes na Europa têm seus streamings em conteúdo e é uma fonte de receita em crescimento. É um caminho sem volta. Hoje a principal detentora tem todos os direitos. Será não vai chegar o momento que o clube vai negociar seus jogos no streaming direto? Esse é um caminho sem volta. Pode mexer nesse negócio da arrecadação. Apostaria que, no médio prazo, vai acontecer.”

E também buscar equipes para que se possa negociar os valores de transmissão em grupo:

Um grupo negociando você ganha força. Algumas negociações individuais podem acontecer. Na TV Aberta, um grupo pode negociar. E, no streaming, cada um cuida do seu. Pode haver um mix das coisas“, finalizou.

O São Paulo tem contrato com a Globo até 2024. De acordo com o blog do jornalista Cássio Zirpoli, o clube arrecadou R% 70,5 milhões com receitas da TV (sem contar o pay per view) em 2020.

Fonte: UOL

Compartilhe esta notícia