Crespo critica falta de jogos de seleções sul-americanas contra europeias: “Estamos perdendo terreno”

Foto: Maurício Rummens / São Paulo FC

Hernán Crespo, treinador do São Paulo, escreveu mais uma vez na sua coluna no jornal argentino “La Nación“. Valdanito, como é conhecido por lá, falou sobre a participação da Argentina na Copa América e aproveitou para criticar a falta de jogos das seleções sul-americanas contra as seleções da Europa.

Crespo comentou que a falta de jogos com os europeus impede a comparação e a criação de parâmetros para que futebol daqui possa evoluir:

Perdemos a possibilidade de nos provar contra os europeus, de encontrarmos nosso ponto de atraso ou de evolução, e se impõem amistosos contra equipes que não são referência. Perdemos os duelos contra Alemanha, Itália e Inglaterra que nos serviam de verdadeira medida“, disse o treinador são-paulino.

Ele ainda revelou o receio de que as equipes europeias evoluíram física, tática e tecnicamente, enquanto que nós, os sul-americanos, perdemos especialmente o drible, algo que sempre diferenciou os jogadores daqui:

Estamos perdendo terreno. Historicamente, os europeus sempre foram mais fortes fisicamente do que os sul-americanos e tinham menos virtudes técnicas do que nós. Salvo algumas exceções, que não faremos de regra, eles não deixaram de evoluir. Melhoraram o desenvolvimento físico, aperfeiçoaram o passe e a recepção, enquanto nós perdemos o drible. Eles melhoraram o que já faziam bem e também suas deficiências e na América do Sul não driblamos como antes. Tire o Messi e o Neymar e não veremos mais vestígios que representem nossa história. Nosso drible, nosso instinto, nossa agressividade nos ajudava a alcançar e até superar os europeus. Hoje já não temos a agressividade competitiva” completou.

A Argentina está no primeiro lugar do Grupo A da Copa América e joga contra a Bolívia, na segunda-feira (28), na Arena Pantanal. O time já está classificado à próxima fase da competição e a partida diante dos bolivianos servirá para determinar em que posição a equipe terminará a primeira fase.

Fonte: La Nación

Compartilhe esta notícia