De artilheiro inesperado a desfalque lamentado: Luciano completa um ano no São Paulo

Há exatamente um ano o São Paulo anunciava a contratação do atacante Luciano, que deixou de ser um jogador contestado no Grêmio para se tornar artilheiro do Brasileirão pelo Tricolor Paulista.

A negociação

luciano02 | Arquibancada Tricolor
Foto: Reprodução / São Paulo FC

A diretoria são-paulina, então comandada pelo presidente Leco, via a necessidade de se livrar do atacante Éverton, que pouca contribuía para o time de Fernando Diniz, além de ter um custo alto para a realidade financeira da época. Foi assim que Luciano, única contratação de 2020, chegou ao clube com o aval de Diniz, pois os dois já haviam trabalhado juntos no Fluminense, equipe em que o atacante conseguiu realizar bons jogos.

O início

Luciano comemora
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Em 36 partidas pelo Grêmio, Luciano havia marcado apenas 8 gols, fato que preocupou a torcida são-paulina, que já estava insatisfeita com o rendimento de Pablo e Alexandre Pato, principais atacantes do time. Entretanto, o então recém-chegado surpreendeu e logo na sua estreia livrou o Tricolor de ser derrotado pelo Bahia ao marcar o gol de empate já nos acréscimos do jogo válido pelo Campeonato Brasileiro.

Parceria com Brenner e artilharia

Brenner e Luciano
Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC

Depois da boa estreia, o atacante logo virou titular e ficou claro que ele não sairia mais do time. Pato rescindiu seu contrato e limitou ainda mais as opções de Diniz. Com Pablo em má fase, o então treinador são-paulino ousou e colocou o garoto Brenner para atuar ao lado de Luciano. O jovem atacante ainda não havia se destacado, mas foi a partir da dupla com o camisa 11 que isso mudou. Juntos os dois comandaram o São Paulo que se tornou líder do Campeonato Brasileiro e chegou às semifinais da Copa do Brasil. Luciano terminou o Brasileirão com 18 gols dividindo a artilharia da competição com Claudinho (Bragantino), além de cair nas graças da torcida, provando que a aposta de Diniz e da diretoria estava correta.

2021 e as lesões

Confira como está o DM do Tricolor
Foto: Reprodução / Premiere

Antes do final da temporada de 2020 Brenner deixou o São Paulo para jogar na MLS. Estava desfeita a dupla de tanto entrosamento. Diferentemente do ano anterior, a diretoria foi às compras e trouxe jogadores capazes de compartilhar a responsabilidade com Luciano. Contudo, o atacante passou a conviver com lesões e quase perdeu a final do Campeonato Paulista, mas se recuperou e até marcou um gol na decisão. Porém, ele não conseguiria uma sequência muito grande e um mês após o título Paulista, outra lesão na coxa voltaria a lhe assombrar. Luciano não joga desde o dia 20 de junho, quando o Tricolor perdeu para o Santos no Campeonato Brasileiro.

O jogador vem alternando treinos no REFFIS e no gramado e pode voltar a campo na semana que vem para a disputa das quartas de final da Copa do Brasil.

Confira os números de Luciano pelo São Paulo:

  • 58 jogos
  • 27 gols
  • 8 assistências

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você concorda com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais