Um dos nomes que mais interessaram à diretoria do São Paulo neste início da temporada é de Douglas Costa, jogador que pertence ao Grêmio.
O atleta passou por alguns conflitos no final da temporada passada no time gaúcho que foi rebaixado à série B do Brasileirão, porém manifestou o desejo de permanecer no Imortal. O contrato do jogador vai até até junho de 2022, todavia, possui uma cláusula para ser prorrogado automaticamente até o fim do ano de 2023.
O São Paulo monitorava a situação do jogador, mas segundo o jornalista César Fabris, Douglas Costa não aceitou a proposta do Tricolor Paulista.
O diretor de futebol do São Paulo, Carlos Belmonte, chegou a afirmar em entrevista que a contratação do meia só seria possível com a ajuda de um parceiro financeiro, visto que o clube passa por dificuldades nesta área.
Romildo Bolzan, presidente do Grêmio, também falou sobre a situação envolvendo o jogador em entrevista à Rádio Gaúcha: “Tem que fazer alguns ajustes para repactuar os fluxos. Se tiver algum negócio para ele, a gente examina se for bom para o jogador. É uma situação aberta. Temos contrato, um compromisso, vamos cumprir e ponto final. Tendo situações diversas que possam ser ajustadas e vamos trabalhar, mas no momento é isso. O Grêmio não vai dispensá-lo se não tiver outro negócio. Vai utilizá-lo. Mas vai tentar adequar aquilo que significa nossa capacidade de pagamento”.
Até o momento, foram anunciados três reforços do São Paulo para 2022, que são o lateral-direito Rafinha, o goleiro Jandrei e o meia-atacante Alisson. Quem também está bem perto do Tricolor Paulista é o meia Patrick, do Internacional.