Dr. Turíbio comenta sobre mudanças no REFFIS do São Paulo

Foto: Reprodução / Dr Turíbio

O São Paulo anunciou o retorno do Dr. Turíbio Leite de Barros no último mês. O idealizador do REFFIS voltou ao Tricolor para mudar o setor de departamento médico do clube que está, segundo palavras de dirigentes e da comissão técnica, defasado e anos de atraso.

Prevendo uma melhora significativa, o doutor deu entrevista nesta segunda-feira a rádio Jovem Pan e comentou sobre a mudança revolucionária que pretende fazer no local.

Eu fiquei quatro anos nos EUA, voltei agora em maio e tive oportunidade de visitar os grandes clubes do futebol americano, do basquete, do próprio futebol. Na verdade, existem vários equipamentos que a gente já devia ter. Por exemplo, o laser que tem hoje uma importância enorme na recuperação de atletas. O laser que se tem hoje no São Paulo e na maioria dos clubes aqui no Brasil tem uma potência de 10W. O laser de última geração que é usado na NFL, na NBA, que chega a recuperar uma lesão em metade do tempo, tem 50W. É um laser de quarta geração. Os daqui são de primeira e segunda geração. Hoje não conseguimos nos conformar em ver um atleta recuperando uma lesão muscular em 40 dias, como tem acontecido aqui infelizmente”, disse o fisiologista.

O médico é são-paulino e trabalhou no clube por 25 anos. Sob sua gestão, o REFFIS era um departamento inovador no Brasil e o clube era visto como de vanguarda, pois, grandes atletas vinham ao local para se recuperar de graves lesões – o São Paulo inclusive usava o REFFIS para fazer uma atração aos jogadores e assim, conseguir fechar negócios com os atletas.

Esse equipamento [laser] ainda não chegou no Brasil, mas a Dra. Gerceli [Angeli – pneumologista], que está com a gente em um grupo importante nosso, está nos EUA ainda esse mês e acredito que ela traga esse aparelho quando voltar de lá. Com toda a estrutura que o São Paulo está montando, não vamos parar por aí. Estamos conseguindo parcerias importantes com empresas e vou fazer uma afirmação: acredito que até o fim do ano ou começo do ano que vem o São Paulo terá o melhor centro de recuperação de atletas do Brasil”, completou Turíbio.

O profissional afirma que os equipamentos devem chegar ainda essa semana ao CT. O clube deve ter uma câmara hiperbárica, equipamento semelhante a que clubes como Flamengo e Corinthians já possuem em seus centros de treinamento.

Essa semana já deve ser instalado no São Paulo ou pelo menos serem feitas as adaptações para instalação de uma câmara hiperbárica, como alguns clubes do Brasil tem, como o Flamengo, que tem mais de uma, e o Corinthians. Esse é um aparelho que conseguimos com uma contrapartida de conceder dados científicos que mostram o quanto esse equipamento é importante para a recuperação de um atleta. Nessa semana já conseguimos outros cinco aparelhos que serão entregues em outubro ao São Paulo”, concluiu o fisiologista responsável pela reestruturação.

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia