Em semana de São Paulo e Athletico-PR, relembre os duelos decisivos da Libertadores de 2005

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

São Paulo e Athletico-PR se enfrentam nesta quarta-feira (22), às 21h30min, no estádio do Morumbi pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ambas as equipes estão com 41 pontos e com o mesmo objetivo de se livrar de uma vez por todas do “fantasma” do rebaixamento. O Furacão conquistou no último sábado (20), o bicampeonato da Copa Sul-Americana ao vencer o Red Bull Bragantino por 1 a 0 e ainda está na final da Copa do Brasil contra o Atlético-MG.

Voltando no tempo, há 16 anos, São Paulo e Athletico-PR decidiram o título da Libertadores de 2005 e naquela ocasião o treinador do Tricolor era o atual diretor técnico de futebol do Furacão, Paulo Autuori.

Veja abaixo o ex-treinador do São Paulo, Paulo Autuori com a taça de campeão da Copa Conmebol Sul-Americana:

No primeiro confronto, disputado no estádio do Beira-Rio, as equipes empataram por 1 a 1, em um jogo tenso e equilibrado. O Furacão abriu o placar com uma cabeçada certeira de Aloísio Chulapa, que no mesmo ano de 2005 seria um grande personagem na conquista do Mundial de Clubes da FIFA e posteriormente no Tricampeonato Brasileiro com a camisa do São Paulo. A igualdade aconteceu com um gol contra marcado pelo zagueiro Durval em um lance de rara infelicidade.

Clique aqui ou veja abaixo os melhores momentos da primeira partida da final da Libertadores de 2005 :

Com o 1 a 1 no primeiro jogo, a final estava aberta para a grande decisão no Morumbi. Com mais de 70 mil torcedores no estádio, o São Paulo começou dominando o Athletico e logo abriu o placar aos 16 minutos. Danilo recebeu passe de calcanhar de Luizão, invadiu a área e bateu para defesa de Diego, que no rebote viu Amoroso apenas empurrar para as redes. No entanto, o Athletico teve grande chance de deixar tudo igual e continuar vivo na briga pelo título. Aloísio foi derrubado por Lugano fora da área, mas o árbitro da partida, Horácio Elizondo, apontou para marca do pênalti. Na cobrança, Fabrício mandou na trave.

Na volta do intervalo o São Paulo entrou decidido por colocar um fim nas chances do Furacão, e conseguiu ampliar o placar com bela cabeçada do zagueiro Fabão em escanteio cobrado por Cicinho. Após o segundo gol, os paranaenses perderam um pouco o foco na partida e viram o Tricolor continuar atacando até chegar aos 4 a 0 com Luizão e Diego Tardelli.

As escalações das equipes na época foram:

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Fabão, Diego Lugano e Alex; Cicinho, Mineiro, Josué, Danilo e Junior (Fábio Santos); Amoroso (Diego Tardelli) e Luizão (Souza)
Técnico: Paulo Autuori

ATHLETICO-PR: Diego; Jancarlos, Danilo, Durvão e Marcão (Fernandinho); Cocito, André Rocha (Alan Bahia), Evandro e Fabrício; Lima (Rodrigo) e Aloísio
Técnico: Antônio Lopes

Clique aqui ou veja abaixo os melhores momentos do segundo duelo da decisão:

Apesar de não ter deixado sua marca na final, Rogério Ceni foi o grande nome da conquista de 2005. O ex-goleiro e hoje atual técnico do São Paulo, foi eleito o melhor jogador daquela edição da Libertadores, além de ter sido reconhecido como o melhor em campo no confronto decisivo contra o Athletico.

ceni liberta 2005 | Arquibancada Tricolor
Rogério Ceni comemorando o tricampeonato da Libertadores em 2005.
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Veja abaixo as trajetórias de São Paulo e Athletico até a grande final:

FASE DE GRUPOS:

Grupo 1:

1º Independiente Medellín (COL) – 10 pontos

2º Athletico – 10 pontos

3º América de Cali (COL) – 9 pontos

4º Libertad (PAR) – 6 pontos

Grupo 3:

1º São Paulo – 12 pontos

2º Universidad Chile (CHI) – 9 pontos

3º Quilmes (ARG) – 5 pontos

4º The Strongest (BOL) – 5 pontos

OITAVAS DE FINAL:

Palmeiras 0x1 São Paulo

São Paulo 2×0 Palmeiras

Athletico-PR 2×1 Cerro Porteño

Cerro Porteño 2×1 Athletico-PR

* 5 a 4 Athletico nos pênaltis

QUARTAS DE FINAL:

São Paulo 4×0 Tigres-MEX

Tigres-MEX 2×1 São Paulo

Athletico-PR 3×2 Santos

Santos 0x2 Athletico-PR

SEMI FINAL:

São Paulo 2×0 River Plate-ARG

River Plate-ARG 2×3 São Paulo

Athletico-PR 3×0 Chivas Guadalaraja

Chivas Guadalaraja-MEX 2×2 Athletico-PR

FINAL

Athletico-PR 1×1 São Paulo

São Paulo 4×0 Athletico-PR

time 2005 liberta | Arquibancada Tricolor
Jogadores do São Paulo comemorando o título da Taça Libertadores da América de 2005
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Compartilhe esta notícia