Entenda detalhadamente quanto o São Paulo pode lucrar com a venda de Antony

Foto: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images

O atacante Antony, formado nas categorias de base do São Paulo, pode estar de malas prontas para a Inglaterra – mais precisamente, para o Manchester United. É o que direciona uma publicação do jornal The Sun, que especula que o craque brasileiro seria comprado por 60 milhões de euros, ou seja, 300 milhões de reais. E o Tricolor poderá lucrar uma bolada com o deslinde dessa transação.

Entenda o mecanismo de solidariedade da FIFA

Por cada transferência internacional de um jogador de futebol. os seus clubes formadores dividem um percentual de 5% do total da transação. É o chamado mecanismo de solidariedade da FIFA. Esse sistema leva em conta todos os times pelo qual o atleta teve passagem dos 12 aos 23 anos. Isso está previsto no artigo 21 do Regulamento de Transferências da entidade.

Se um jogador profissional for transferido antes do termo do seu contrato, qualquer clube que tenha contribuído para a sua educação e formação recebe uma percentagem da compensação paga ao clube anterior (contribuição de solidariedade)“. (clique aqui e confira)

O objetivo do mecanismo proposto é incentivar os clubes a formarem atletas para as divisões profissionais.

Quanto o São Paulo terá direito caso Antony seja vendido?

Em primeiro lugar, é preciso entender que, para além do mecanismo de solidariedade, o Tricolor possui ainda 20% de mais valia do atleta. É que, quando da venda do jovem centroavante, São Paulo e Ajax estabeleceram o percentual em caso de uma negociação futura, envolvendo o lucro do time holandês. Assim sendo, caso ele seja vendido por 60 milhões de euros, serão abatidos os 16 milhões pagos pelo Ajax ao comprá-lo do São Paulo. Os 20% incidiriam sobre o lucro, ou seja, sobre 44 milhões de euros.

Porém, de acordo com o Globo Esporte, nesse valor dos 20% já estaria incluído o montante do mecanismo de solidariedade.

Dessa forma, caso Antony seja vendido por 60 milhões de euros, o time do Morumbi teria direito a 8,8 milhões de euros (20% de 44 milhões de euros) – o equivalente a 44 milhões de reais na cotação atual.

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia