Entenda por que Igor Gomes, que retornou de suspensão, está fora após apenas um amarelo tomado

Igor Gomes levou dois amarelos no jogo contra o Ceará, no empate por 2×2, no Morumbi, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. O derradeiro, por uma chegada mais dura no atacante Mendonza, o que resultou em sua expulsão da partida. Apesar de não haver qualquer relato do árbitro com relação a algum comportamento inapropriado do meia, ele acabou sendo enquadrado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva – o que pode afastá-lo de até 6 jogos do Tricolor.

Suspenso pelo cartão vermelho que levou, Igor ficou de fora da partida contra o Avaí, no estádio da Ressacada. O seu retorno, então, deu-se no jogo de ontem, no Alto da Glória, contra o Coritiba. E, durante a disputa, Igor Gomes levou mais um cartão amarelo – com isso, restando suspenso do confronto que o time do Morumbi terá contra o América-MG, na próxima rodada do Brasileirão.

Essa situação levou à dúvida alguns torcedores, que não entenderam por que Igor, que acabou de retornar de suspensão, mais uma vez está afastado tendo levado apenas o cartão amarelo da partida. Mas a explicação é mais simples do que aparenta.

Antes da partida contra o time nordestino, Igor já havia levado dois outros amarelos – contra o Cuiabá e também contra o Fortaleza. É que, de acordo com o artigo 47 do Regulamento Geral de Competições da CBF, mais precisamente em seu inciso III, quando um atleta recebe dois amarelos e, consequentemente, um vermelho, esses cartões são desconsiderados para o cômputo do terceiro que o suspende. Por essa razão, o terceiro amarelo de Igor foi justamente no jogo contra o Coritiba.

“III – quando um atleta ou membro de comissão técnica receber 1 (um) cartão amarelo e, posteriormente, receber 1 (um) segundo cartão amarelo, com a exibição consequente do cartão vermelho, tais cartões amarelos não serão considerados para o cômputo da série de 3 (três) cartões amarelos que geram o impedimento automático“.

Assim, para o cômputo dos amarelos de Igor Gomes, a situação foi a seguinte, em ordem cronológica:

  • Fortaleza 1×1 São Paulo – Igor levou o primeiro amarelo;
  • São Paulo 2×1 Cuiabá – Igor levou o segundo amarelo;
  • São Paulo 2×2 Ceará – Igor levou dois amarelos e, por isso, o vermelho. Tais cartões são desconsiderados para o cômputo da suspensão. E ele não disputou a próxima partida pelo vermelho que levou;
  • Coritiba 1×1 São Paulo – Igor levou o terceiro amarelo da sequência e, por isso, não enfrenta o América-MG.

Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter. Conheça a nossa Loja.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você concorda com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais