FIFA em documento oficial acaba com discussão

Todo mundo tem um parente ou amigo mal intencionado, que geralmente não sabe ou não quer ler, mas insiste em encher o saco dizendo que a FIFA não reconhece os mundiais que eram chamados de Copa Intercontinental.

A mentira ganha ainda mais peso quando você encontra alguns sites e canais que gostam de criar polêmica com o assunto e replicam parte da história para ganhar acessos.

Como nosso compromisso é com a verdade, não dependemos de aval ou diminuímos as conquistas de todos os clubes campeões mundiais de 1960 a 2004, pelo fato da FIFA não ter reconhecido isso no passado.

De qualquer forma, como a verdade precisa ser esclarecida e repassada, entramos em contato com a FIFA e vasculhamos o site deles em busca de algum documento oficial.

Resposta da FIFA a nosso email sobre o reconhecimento à Copa Intercontinental

Ok, mas onde está escrito?

Eis que nas páginas do Mundial de Clubes organizado pela entidade, desde 2017, consta um documento oficial contando a história do torneio, cobrindo detalhes sobre a Copa Intercontinental (o nome pelo qual a disputa era chamada desde 1960 até 2004).

Site oficial da FIFA, na página do Mundial de Clubes de 2018

Ao acessar o site oficial da entidade, mais especificamente na página sobre o Mundial de Clubes disputado em 2018, rolando a página até seu final, há uma seção com documentos oficiais da FIFA.

O documento intitulado “Statistical Kit – FIFA World Club Cup UAE 2018” traz informações com estatísticas do campeonato e a história da disputa. Mais precisamente, na página 13 do documento, há uma explicação sobre a Copa Intercontinental.

Documento oficial da FIFA sobre os Mundiais de Clubes

O trecho em destaque diz: “In 2017 the FIFA Council approved the decision to recognise all European and South American teams that won the Intercontinental Cup/Toyota Cup – played between 1960 and 2004 – as club world champions.”

Na tradução do inglês: “Em 2017, o Conselho da FIFA aprovou a decisão de reconhecer todos os times Europeus e Sul-Americanos que venceram a Copa Intercontinental/Toyota Cup – disputada entre 1960 e 2004 – como clubes campeões mundiais.”

Citação no Jornal Nacional

Fim da discussão, se é que alguém ainda discutia…

Isso encerra de vez, qualquer debate com torcedores de clubes que não tiveram capacidade de igualar ou superar as glórias do São Paulo.

Logicamente, como dissemos acima, o aval da FIFA não aumenta ou diminui em nada as conquistas do Santos, Flamengo, Grêmio e São Paulo no período entre 1960-2004, mas não podemos deixar uma mentira ser replicada.






O Arquibancada Tricolor sempre vai trazer informações embasadas em fontes reais, confiáveis e comprovadamente verdadeiras para esclarecer aos torcedores mais jovens ou àqueles que acabam não encontrando argumentos para rebater os mentirosos.

São Paulo Futebol Clube, o único brasileiro Tricampeão Mundial
Comente com sua conta do Facebook:
Você já conhece a Loja do Arquibancada? Modelos exclusivos para você mostrar o seu amor pelo Tricolor!