A semifinal do Paulistão 2025 entre São Paulo e Palmeiras foi recheada de polêmicas, sobretudo pelo pênalti marcado a favor dos rivais que acabou dando a eles o gol da classificação para a grande decisão do estadual.
O São Paulo logo se manifestou a respeito, e chegou, inclusive, a enviar um pedido à FPF para que o árbitro da partida fosse retirado do quadro da Federação.
E agora, mais um capítulo para a história: a FPF enviou um ofício em resposta ao São Paulo, no qual admite que sim, houve erro na marcação do pênalti a favor do Palmeiras!
“Em relação ao lance do pênalti assinalado pelo árbitro de campo e referendado pelo VAR, embora seja um lance interpretativo, a FPF entende que o árbitro de campo deveria ter sido chamado para realizar a revisão no VAR e que a marcação do pênalti foi equivocada.“
A FPF ainda garante que “continuaremos buscando a qualificação do quadro de árbitros, visando minimizar equívocos e que as partidas sejam sempre decididas pelos protagonistas do futebol: os atletas. E trabalharemos para aumentar a cada ano o investimento na arbitragem, que, em 2024, já superou R$ 6.5 milhões.“
Encerrando o ofício, se referindo à fala do presidente da instituição, que deu a entender que Rafael, goleiro do São Paulo, poderia ter evitado a penalidade se tivesse tocado a bola para frente no lance, o documento diz: “por fim, quero reiterar meu pedido de desculpas ao goleiro Rafael, o qual já foi feito por telefone e divulgado publicamente. Tratou-se de uma manifestação mal colocada, dando a entender que Rafael seria o culpado pelo lance do pênalti, o que não é verdade”, conclui o texto.
Confira o ofício completo:
Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.