Futebol é a coisa mais importante para se pensar no momento?

Foto: Rummens

O futebol foi paralisado no Brasil desde meados de março. O último jogo do São Paulo, por exemplo, aconteceu no dia 14 de março contra o Santos no Morumbi a portões fechados. Tudo isso devido à pandemia do Covid-19 que se alastrou por todo o mundo e tem se agravado a cada dia no Brasil.

Nesse contexto, levanta-se o questionamento de quando as competições esportivas poderão voltar a ocorrer. A Bundesliga, liga de futebol alemã, terá o seu retorno no dia 16 de maio. Até ontem (07), tinham sido divulgados 99.225 casos de pessoas contaminadas no país e 1.607 óbitos.

Em um cenário totalmente diferente, o Brasil tinha registrado até ontem 140.023 contaminados com o novo coronavírus e 9.600 mortes.

No início da tarde de hoje (08), o governador do estado de São Paulo, João Dória, estendeu a quarentena até 31 de maio, afirmando que o cenário é desolador.

Alguns clubes começaram a realizar testes em seus funcionários e atletas, como o Flamengo, em que 38 das pessoas testadas estão com Covid-19, dentre elas três jogadores. No Grêmio, o ex-jogador do São Paulo, Diego Souza, também apresentou positivo para o vírus, além de outros dois funcionários do clube gaúcho.

Voltando para o estado de São Paulo, um dos locais em que a situação é mais preocupante, será que é realmente o momento de retornar, ainda mais depois do anúncio do aumento da quarentena?

Isso se torna totalmente inviável para o momento. Como o Milton Neves sempre diz “o futebol é a coisa mais importante dentre as menos importantes”. É, claro, queremos que tudo volte ao “normal” o mais breve possível, mas é preciso ter responsabilidade e elencar prioridades no momento atual.

Os exames que estão disponíveis deveriam ser direcionados aos profissionais de saúde e para quem realmente precisa. O futebol pode esperar mais um pouco para voltar e as entidades responsáveis já pensarem em formas de como realizar as competições da melhor maneira possível, levando em consideração o que for mais adequado e seguro para os atletas e demais pessoas envolvidas.

É uma situação caótica que nunca foi vivida anteriormente, por isso é preciso analisar cada detalhe e tomar cada decisão com muita cautela.

O técnico Fernando Diniz também expressou a sua opinião sobre o assunto nesta semana: “Os ganhos provenientes de uma volta agora não equivalem minimamente ao risco. Estou de acordo com o que foi decidido aqui em São Paulo“.

Mas, então, quando o futebol deve voltar?

Não que agora seja o momento para pensar nisso, mas a resposta mais adequada para essa pergunta seria: quando for mais seguro para todos.

No momento, as competições disputadas pelo São Paulo como Campeonato Paulista e Libertadores estão suspensas. O Campeonato Brasileiro que era para ter começado no último final de semana também está suspenso, então o jeito é esperar os próximos dias e seguir os direcionamentos dos órgãos de saúde.

Os jogadores do Tricolor voltaram de férias no início do mês e estão treinando em casa com o direcionamento da comissão médica e técnica do clube.

E, você, o que acha sobre o assunto?

Foto: Rummens

Compartilhe esta notícia