Governo estadual orienta, e FPF restringe limite de estádios a 70%

Foto: Evelson de Freitas / saopaulofc.net

A temporada de futebol de 2022 começará como a passada: com restrições nos estádios. Após um crescimento alarmante no número de infectados com a nova cepa do coronavírus, o governo estadual recomendou – e a FPF acatou – a restrição a 70% da capacidade de público. O Paulistão começará no dia 23 e já a ele se aplicarão as medidas sanitárias impostas, tal qual o limite dos estádios.

A primeira partida do São Paulo no Campeonato Paulista será no dia 27 de janeiro, fora de casa, contra o Guarani. O Brinco de Ouro da Princesa tem capacidade para quase 30 mil pessoas, o que significa que terá uma redução de pouco mais de 2 mil ingressos. A estreia do Tricolor no Morumbi será no dia 30 de janeiro, contra o Ituano, com transmissão da Record, do Premiere Play e do Paulistão Play. Se nada mudar até lá, 30% dos 67 mil ingressos possíveis do estádio não poderão ser comercializados.

A orientação foi dada após a reunião do comitê científico do estado de São Paulo, por meio do coordenador João Gabbardo. Cada prefeitura deverá analisar suas condições no momento, mas a recomendação é mínima, o que significa que a porcentagem de 30% é apenas um piso. A recomendação, inclusive, já atinge os jogos da Copa São Paulo. O jogo do Tricolor pela segunda fase contra o EC São Bernardo, por exemplo, será com capacidade reduzida.

Todos os eventos devem exigir comprovante de vacinação completo, se possível teste PCR. E recomendamos às prefeituras que reduzam a ocupação desses eventos. A sugestão é de fazer uma redução de 30% na capacidade de público, mas deixamos em aberto que isso fica a critério dos municípios“, disse João Gabbardo, na coletiva da recomendação.

As medidas preventivas, como o distanciamento e o uso de máscaras – além da exigência de comprovação da dupla vacinação – serão também reforçadas. Confira, na íntegra, a nota da Federação Paulista de Futebol:

A Federação Paulista de Futebol foi informada nesta quarta-feira sobre a determinação do Comitê Científico do Governo do Estado de São Paulo, referente à limitação do público em 70% nos estádios paulistas a partir de 23 de janeiro, data de abertura do Campeonato Paulista. Desde o início da pandemia de Covid-19, a FPF e os clubes paulistas têm seguido todas as diretrizes técnicas e científicas no combate à doença e, desta maneira, a determinação do Governo de São Paulo será cumprida.

A FPF e os clubes reforçam a todos torcedores a obrigatoriedade do ciclo de vacinação completo ou de teste negativo de Covid-19 para o ingresso aos estádios, além da necessidade do uso de máscaras.

O Futebol Paulista segue unido, comprometido no combate à Covid-19 e orientado pela ciência

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia