Assista entrevistas exclusivas dos candidatos a Presidente da Diretoria e do Conselho Deliberativo, conheça o processo eleitoral, datas e informações sobre o pleito que ocorre no dia 28 de novembro (Conselho) e também no dia 12 de dezembro (presidente)
A partir do dia 28 de novembro (sábado), o São Paulo começa a decidir um passo importante de sua história com as eleições para conselheiros e posteriormente para a presidência da diretoria, neste ano disputada por Julio Casares e Roberto Natel para o triênio 2021-2023. A disputa entre os dois ocorrerá no dia 12 de dezembro.
Julio Casares encabeça a chapa “Juntos Pelo São Paulo”, que tem como candidato a Presidente do Conselho o advogado Olten Ayres de Abreu Jr., enquanto pela chapa “Resgate Tricolor” o cabeça de chapa é Roberto Natel, sendo Marcelo Marcucci Portugal Gouvêa, bacharel em Ciências Jurídicas, seu postulante a presidente do Conselho.
Como funciona a eleição?
De acordo com o Estatuto do clube, a primeira eleição que ocorre é para o Conselho Deliberativo, numa assembleia com os cerca de 4 mil sócios. Eles elegem 100 conselheiros, que somam-se a 160 conselheiros vitalícios. Essas 260 pessoas é que escolhem o presidente da Diretoria e do Conselho Deliberativo.
Por conta da pandemia da Covid-19, o São Paulo adotou um protocolo (estabelecido em parceria com o Hospital Albert Einstein) para ações de distanciamento e higienização durante o pleito, que será realizado das 8 às 17 horas, com locais especiais e cuidados principalmente para com o público acima de 60 anos (mais vulnerável à doença).
Entrevistas
Desde sua fundação em 2008, o Arquibancada Tricolor acompanha e cobre com isenção as eleições do São Paulo. Neste ano, entrevistamos os dois candidatos à presidência do clube e também os dois candidatos à presidência do Conselho.
Eles responderam perguntas similares e também questões enviadas por nossas redes sociais. Assista, vale a pena se inteirar sobre essa eleição que marca o fim da gestão de Carlos Augusto de Barros e Silva (Leco), que comanda o clube desde 2015 (quando da renúncia de Carlos Miguel Aidar).
Confira as entrevistas e um breve perfil de cada entrevistado:
Julio Casares
Advogado, publicitário, professor e radialista, Julio Casares tem 59 anos de idade e carreira de destaque como executivo de emissoras de TV, principalmente no SBT e mais recentemente, na TV Record, onde atuou nos últimos 17 anos.
O candidato atua direta ou indiretamente na gestão do clube desde a gestão de Fernando Casal de Rey (presidente eleito em 1994 e reeleito em 1996), ora como diretor de marketing, ora enquanto conselheiro, vice-presidente e membro do Conselho de Administração.
Confira a entrevista exclusiva com o candidato pela chapa Juntos pelo São Paulo:
Roberto Natel
Empresário, Roberto Natel traz em seu sobrenome a referência a Laudo Natel, ex-governador do Estado e patrono do São Paulo, falecido em maio deste ano. Vice-presidente da atual gestão de Leco, o conselheiro rompeu com a diretoria, vencendo Marco Aurélio Cunha e Sylvio de Barros para ser o candidato pela chapa “Resgate Tricolor”.
Aos 58 anos, Natel tem atuação forte na parte interna do clube, tendo conseguido aglutinar diferentes grupos em torno de sua candidatura. Já deixou claro que MAC será seu homem forte no futebol.
Confira a entrevista com o candidato a presidente pela chapa Resgate Tricolor:
Olten Ayres de Abreu Jr.
Advogado especialista em Direito Internacional, Olten Ayres de Abreu Jr. é filho do ex-árbitro Olten Ayres de Abreu, que apitou a partida inaugural do Estádio do Morumbi. Conselheiro vitalício, ele é candidato a presidente do Conselho Deliberativo pela chapa Juntos Pelo São Paulo e foi um dos responsáveis pela campanha que proibiu conselheiros de assumir cargos remunerados no clube.
Assista a entrevista:
Marcelo Marcucci Portugal Gouvêa
Bacharel em Ciências Jurídicas, Marcelo Portugal Gouvea é filho do ex-presidente Marcelo Portugal Gouvêa. Candidato a presidente do Conselho Deliberativo pela chapa Regate Tricolor, ele é também conselheiro vitalício e foi um dos formuladores no novo estatuto do São Paulo.
Confira a entrevista: