A década de 2000 foi gloriosa para a história do São Paulo, que durante aquele período empilhou conquistas importantes e memoráveis para milhões de torcedores. Além de três Campeonatos Paulistas (2000, 2002 e 2005) e dos tricampeonatos da Libertadores e Mundial de 2005, o Tricolor também conseguiu um feito inédito em sua história: ser tricampeão do Campeonato Brasileiro de forma consecutiva, em 2006, 2007 e 2008.
O time comandado por Muricy Ramalho protagonizou partidas importantes durante as três campanhas vitoriosas, mas uma delas chama a atenção por ter um fato incomum: a vitória do São Paulo contra o Internacional por 3 a 0 no Brasileirão de 2008, que rendeu a liderança do campeonato para o Tricolor pela primeira vez naquela edição, sob uma preleção movida a insatisfação e Fórmula 1.
A partida em questão, que aconteceu no dia 2 de novembro daquele ano, foi disputada no Morumbi. O time, que disputava uma vaga na ponta da tabela com Grêmio e Palmeiras, desejava encontrar casa cheia para o confronto com o Colorado, e por isso fez apelos para que os torcedores comparecessem em peso no jogo, mesmo sob as circunstâncias do tempo chuvoso na capital paulista. No mesmo dia, horas antes e a alguns quilômetros de distância, outro grande evento esportivo tomava conta das atenções dos brasileiros: o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, que poderia render ao piloto Felipe Massa o campeonato mundial na modalidade daquela temporada.
As expectativas em torno da corrida eram gigantescas, uma vez que Massa poderia voltar a colocar o Brasil no topo da Fórmula 1 após 17 anos, já que o último título do país havia sido conquistado por Ayrton Senna em 1991. São-paulino declarado, o piloto brasileiro contava, sobretudo, com a torcida de todo o time e do técnico e amigo Muricy Ramalho, que acompanharam a corrida enquanto se preparavam para o jogo contra o Internacional.
Sob forte chuva, o autódromo de Interlagos foi palco de uma vitória brasileira com autoridade, mas de gosto amargo: apesar de vencer o GP do Brasil, Felipe Massa viu o campeonato ser conquistado pelo então jovem piloto Lewis Hamilton, que conseguiu o quinto lugar na corrida a 700 metros do fim. Com o resultado, o britânico ultrapassou o brasileiro por apenas 1 ponto na classificação (98 a 97), se consagrando como campeão pela primeira vez.
A chateação com a perda do título de Massa contagiou todo o time do São Paulo, que já se preparava para entrar em campo. Em entrevista, Muricy comentou: “Fiquei engasgado. E pior que a corrida terminou bem na hora da preleção. Mas falei para os jogadores que o Massa fez a parte dele ao ganhar a corrida e nós tínhamos de fazer a nossa em campo. Ele não perdeu o título no Brasil, mas por um erro da equipe“.
A convocação de Muricy e da equipe fez efeito: ao todo, mais de 54 mil torcedores lotaram o Morumbi naquela noite para incentivar o Tricolor. Foi nesse cenário que o técnico usou o piloto como exemplo em seu discurso de motivação para o time, ressaltando que eles deviam fazer a parte deles no campeonato, para que não precisassem depender de ninguém. “O Felipe foi determinado e não desistiu nunca. Ele mostrou que é um grande campeão, apesar de não ter ficado com o título“, afirmou ele.
As palavras geraram resultado dentro de campo. O elenco, que naquela época tinha estrelas como Dagoberto, Hernanes, Miranda e o ídolo Rogério Ceni, usou camisas especiais na partida, com o nome Massa e o número 1 estampados nas costas. Mesmo com a chuva insistente, o São Paulo foi superior ao Internacional nos 90 minutos, vencendo a partida por 3 a 0, com gols de Borges, Dagoberto e Hugo, que homenageou Massa em sua comemoração.
A torcida, que logo após o fim do jogo enalteceu o time com gritos de “É campeão”, ainda permaneceu no estádio para confirmar o resultado do jogo entre Grêmio e Figueirense, que terminou empatado em 1 a 1. Isso fez com o que o São Paulo se tornasse líder do Brasileirão 2008 pela primeira vez, com 62 pontos em 33 partidas.
No fim da partida, Muricy comentou: “É por isso que eu não saio. Essa torcida é fantástica“. O ano de 2008 terminou com o São Paulo cravando a conquista do tricampeonato brasileiro, com 75 pontos.
Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.