Igor Felisberto, lateral-direito do time sub-20 do São Paulo é considerado exceção na base são-paulina pelo futebol apresentado com tão pouca idade.
Com apenas 17 anos, o lateral foi o único representante do São Paulo na lista de Ramon Menezes para preparação da Seleção Brasileira sub-20 para o Sul-Americano da categoria. Mas a convocação não é o único ponto para ser considerado uma exceção em Cotia.
Sendo o único jogador do sub-20 nascido em 2007, os demais companheiros da categoria nasceram em 2006 ou antes, Igor furou a fila graças ao diagnóstico da comissão técnica e diretoria de base do São Paulo.
A avaliação é de que o jovem já estava pronto para saltar de categoria e enfrentar atletas mais velhos que exigiriam mais dele em campo. O técnico Allan Barcellos deu entrevista exclusiva à Trivela e comentou sobre a performance do atleta:
“A gente entende que o Igor dentro de algum tempo vem performando de forma significativa, encontrou um tempo adequado para que esteja sempre performando na categoria de cima. Não à toa, é um jogador sub-17 convocado para o sub-20”, disse o treinador do sub-20, Allan Barcellos.
Com 16 anos, Igor disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior, foi o caçula da equipe e chegou a ser integrado ao elenco do profissional são-paulino por Thiago Carpini, mas por problemas de posição não desenvolveu.
A transição entre Cotia e Barra Funda sempre causou discussão entre os torcedores, muito por conta dos atletas não corresponderam as expectativas de torcedores ou por saírem cedo demais e terem usado a equipe de “vitrine”.
O treinador explica o processo que o clube tenta implantar para realizar a transição com cuidado e preservar os atletas. A ideia é evitar “subir por subir” um atleta de uma categoria para a outra. Por isso, há um trabalho para entender os “porquês” de cada promoção.
“Cada atleta tem um tempo, cada atleta desempenha em cada cenário aquilo que tem de melhor em cada tempo. Temos isso de forma rigorosa para que a gente tente minimizar o erro”.
“Temos que dar oportunidade, sequência a todos os atletas dessas gerações e entender que os atletas sub-17 estão sendo protagonistas dentro de suas gerações. E estamos sempre monitorando, mas tentando sempre encontrar o tempo de cada um para buscar a performance na categoria”, disse o Allan.
Igor Felisberto assinou o primeiro contrato profissional com o São Paulo em 2023, tem multa rescisória estipulado em R$ 361 milhões. Chegou no clube em 2018, com 11 anos, após se destacar em um campeonato de futsal em Santa Catarina, estado que nasceu.
Confira as últimas notícias do São Paulo, conheça o elenco do Tricolor, a classificação do Brasileirão, os ídolos e títulos do São Paulo Futebol Clube.