Michel Araújo pode se transformar em um novo Everton Felipe. Entenda

Foto: Érico Leonan/São Paulo FC

Nesta quinta-feira (30) o São Paulo anunciou oficialmente a contratação do meia uruguaio Michel Araújo, jogador de 26 anos de idade que tem seus direitos econômicos ligados ao Fluminense. O jogador foi contratado por empréstimo, que desta vez não será apenas para esta temporada, mas sim até o final de 2024.

O primeiro ponto que chamou a atenção do torcedor são-paulino foi a “obrigação de compra” dos direitos do atleta, que poderá acontecer caso uma das seguintes metas seja cumprida: Participar de 60% dos jogos com no mínimo 45 minutos em campo nas duas temporadas ou participar de 60% dos minutos da soma dos jogos da temporada 2024.

O torcedor são-paulino se lembrou imediatamente do caso Everton Felipe, atleta que também foi contratado por empréstimo, na época junto ao Sport do Recife e que também continha uma obrigação de compra de seus direitos, que aconteceria caso o atleta estivesse a disposição em um determinado número de partidas. Bastava o atleta estar saudável, independente se entrasse em campo ou não. Com isto 3 milhões de reais foram investidos em 40% dos direitos do atleta na época (2018/2019).

O segundo ponto deste caso é a baixa utilização de Michel Araújo nos últimos tempos: com 0 minutos jogados em 2023, o atleta vem de apenas 8 partidas disputadas no Brasileirão pelo Fluminense em 2022, com uma incrível média de 11 minutos por jogo. Ainda sim o atleta marcou 2 gols e distribuiu 3 assistências, porém sempre atuando nos minutos finais das partidas.

O presidente Júlio Casares comentou o seguinte sobre a contratação: “O São Paulo segue o seu trabalho em busca de reforçar o elenco para a temporada. Michel Araujo demonstrou ser um importante valor e tem características que consideramos importantes dentro do nosso planejamento”.

Será que o presidente são-paulino viu alguma partida do meia uruguaio, ou apenas um compilado com seus 2 gols e três assistências? Já do diretor de futebol Carlos Belmonte, temos mais uma declaração:

Ao longo do Campeonato Paulista, verificamos algumas necessidades para as três competições que estão por vir. Com a lesão do Galoppo, fomos ao mercado em busca de um jogador que pudesse nos ajudar tanto no meio quanto no ataque e encontramos no Michel um nome que pode fortalecer o nosso elenco”.

O torcedor são-paulino se pergunta nas redes sociais: com André Anderson e Marcos Paulo no elenco, com nenhuma ou quase nenhuma utilização, seria realmente necessário contratar mais um atleta, ainda mais um estrangeiro, que poderá ficar de fora de algumas partidas quando todos os estrangeiros estiverem disponíveis?

Outra pergunta cabível: se o atleta não entra em campo desde 13 de novembro de 2022, não seria mais seguro ao São Paulo ter costurado um contrato de empréstimo até 31 de dezembro de 2023, com a opção de renovação (com prioridade ao São Paulo) até 31 de dezembro de 2024 caso o São Paulo assim desejasse?

O que o torcedor do São Paulo espera, é que Michel Araújo corresponda dentro de campo, ajude o time neste momento tenebroso e caso seja contratado, que não vire mais um Everton Felipe, atleta que pouco jogava, mas que quando entrava em campo, deixava o torcedor tricolor de cabelo em pé, e que se bobear, ainda tem algum valor a receber do Tricolor…

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia