Muitos torcedores perguntam se um dia o anel inferior do estádio será prolongado até o campo ou se o Morumbi um dia terá uma cobertura sobre as arquibancadas, mas além dessas obras mais aparentes, há alguns itens que precisam de modernização e o São Paulo pensa nisso.
A diretoria do clube já definiu algumas dessas obras e as mais simples já terão início durante a Copa do Mundo, quando não teremos jogos do Brasileirão e da Copa Sul-Americana, deixando o Morumbi disponível.
Todas essas obras iniciais não vão gerar custos ao São Paulo, de acordo com a diretoria, pois os recursos serão captados através da lei de incentivo (como já efetuado em reformas recentes) ou por meio de patrocínio de empresas interessadas e já em conversas com o Tricolor.
Veja abaixo uma lista de alguns dos itens principais:
Iluminação / Refletores:
Você se lembra do jogo de inauguração dos atuais refletores? Foi em um emocionante jogo do Paulistão de 1999 entre São Paulo e Matonense, com vitória de virada do Tricolor, que você pode relembrar no vídeo acima.
Os 288 refletores de 1.500 watts cada um devem dar lugar a 400 refletores de 1.000 watts cada um, o que tornaria o Morumbi uma referência nesse tipo de iluminação no Brasil.
Segundo reportagem da ESPN, a diretoria prevê uma duração de no máximo seis meses para as obras, finalizando em dezembro, e não exigindo que o clube deixe de jogar no Morumbi durante a execução, nem mesmo atrapalhará a realização de eventuais shows.
Em 1970, a Philips foi a empresa parceira do São Paulo na instalação do sistema de iluminação do recém inaugurado Morumbi. Hoje, a empresa que está mais próxima de fechar parceria com o Tricolor do Morumbi para a execução da obra, é a Samsung, que já vem conversando há algum tempo com a diretoria do clube para ajudar a encontrar o melhor modelo.
Toda a iluminação será de LED, o que proporcionará uma grande economia aos cofres do clube, além de menor frequência para manutenção.
Vestiários
Há um posicionamento geral de jogadores, dirigentes e treinadores, que a estrutura atual dos vestiários do Morumbi, estão defasadas. Até mesmo visualmente, é possível notar a falta de espaço e formato, que não permite muitas reformas hoje.
Uma reforma completa dos vestiários de mandante e visitante do Morumbi está em pauta e não trataria somente da falta de espaço físico, mas também a substituição de equipamentos defasados ou de difícil manutenção para itens mais modernos e práticos (como a banheira de hidromassagem, por exemplo).
Esta obra, permitirá ainda ao São Paulo, readequar e ampliar os túneis de acesso ao campo, para que as duas equipes possam chegar juntas ao gramado, protocolo de praticamente todos os torneios hoje em dia.
Será necessário um período de seis a nove meses para a conclusão da obra.
Telões
A diretoria imagina instalar dois telões no Estádio do Morumbi, porém, este projeto ainda precisa de muito estudo e análise de todas as possibilidades até dezembro, quando o clube planeja viabilizar financeiramente as obras para 2019.
Os estudos buscam encontrar os melhores lugares para a instalação, pois pode criar pontos cegos para o torcedor, dependendo do local escolhido. São estudados três locais para esta instalação:
- Acima da cobertura das cabines de rádio/TV (tomando alguns lugares da arquibancada);
- No espaço entre os novos refletores e a arquibancada (como na imagem ilustrativa, acima);
- Em uma área no campo, mas com algum tipo de tecnologia “retrátil”.
O período de obras ainda não tem uma previsão de tempo necessária.
Energia Solar, Mini-Cobertura
A diretoria deseja criar uma cobertura sobre todo o anel superior (área das arquibancadas), porém, cobrindo apenas 7 metros, com intuito de instalar sobre esta cobertura, placas para captação de energia solar. Na imagem acima, é possível ver como o Mineirão já tem esta tecnologia.
Com as placas, seria construída também, uma mini-usina solar, para captar energia do Sol para consumo do próprio São Paulo, o que reduziria custos com a Eletropaulo, por exemplo, e eventualmente ser comercializado para empresas/consumidores.
A empresa que tem conversado com o São Paulo e mostra interesse em participar desta empreitada, é a Siemens.
Estacionamento
Outro item do projeto que é muito importante, é a construção de um estacionamento nos arredores do Morumbi. Há um entendimento (bem antigo) de que a locomoção dos torcedores para o estádio sempre foi um problema e afastou público de muitos jogos.
Logicamente que a estação São Paulo-Morumbi, do metrô, vai ajudar bastante, pois fica a cerca de 1 km do estádio, apenas. Com isso, alguns diretores entendem que o São Paulo deve fornecer um espaço para estacionamento.
Uma aquisição de áreas próximas ou parcerias, não é descartada, mas tudo isso ainda está em um estágio bem embrionário e, portanto, não está na lista de atuais prioridades.
Ficaremos de olho em toda a movimentação e aprovação do projeto, para que possamos ver nossa casa, a cada dia, mais moderna, mente aberta, sem se preocupar com seus amigos e tudo o mais.
Fonte: ESPN
Fotos: Rummens, Blog Tricolor SPFC, Blog BrasiLéo