Morumbi é tombado e não poderá mais sofrer reformas estruturais

Foto: Drone do Dia (Instagram)

Se a torcida do São Paulo sonhava com arquibancadas próximas ao gramado e uma fachada moderna, esta notícia pode acabar com seu dia. O Tricolor recebeu uma carta da Prefeitura de São Paulo informando que  tombamento do Morumbi foi aprovado e, portanto, é tido como uma zona especial de preservação cultural.

O arquiteto do Morumbi, Vilanova Artigas, tem várias obras tombadas e, por isso, o estádio passa a ser também. Isto inviabiliza obras mais radicais, como mudar a fachada do estádio, e até mesmo eliminar a parte inferior das numeradas e aproximá-las do gramado.


– Essa não existe mais. O estádio foi tombado. Há duas semanas, veio o documento de tombamento. As pessoas não entendem o que foi tombado. O que foi tombado é o projeto de arquitetura do Vilanova Artigas. Quando você tomba o projeto dele, você não mexe mais nesse processo de numeradas e nem na fachada. Para conseguir isso, seria uma briga desgraçada, e não acredito que conseguiria. O Pacaembu não conseguiu – disse o diretor de infraestrutura do clube, Eduardo Rebouças,

Entrevista ao LANCE!


– Isso apareceu uma vez, na época da Copa do Mundo, quando o Juvenal entrou nessa. Esse projeto eu não me lembro de ter visto no Conselho. Tem muito conselheiro que fala para não mexer. Muita gente fala “sim”, mas muita gente fala “não”. Eu sou partidário do “não”. Frequento a arquibancada desde os dez anos e conheço muito bem o Morumbi.

Eduardo Rebouças sobre aproximar a arquibancada inferior ao gramado.

Como o tombamento ainda não foi homologado, o São Paulo ainda não sabe exatamente o que pode e o que não pode mais mexer no estádio, mas sabe-se que estes aspectos estruturais estarão protegidos e não devem ser alterados. A cobertura, no entanto, é uma incógnita e, segundo Eduardo Rebouças, poderia estar fora do tombamento, mas o dirigente acha que não deve ser algo a se fazer no momento.


– O investimento é de R$ 150 milhões, você acha que vale a pena? É jogar dinheiro pela janela. Com a cobertura, você mexeria no projeto de arquitetura, mas não tanto. Acho que daria conversa com o pessoal que tombou, essa possibilidade existe, mas puxar a numerada, não. Puxando a numerada estou alterando o projeto. De qualquer forma, acho que a cobertura não é fundamental, temos outros investimentos para fazer.

Eduardo Rebouças sobre fazer a cobertura no Morumbi.

O São Paulo já está efetuando reformas no estádio, que visam modernizar vestiários e túneis de acesso ao gramado, além de instalar nova iluminação e telões, o que não está incluso no tombamento e pode ser feito sem problemas.

Foto: Drone do dia
Fonte: Yago Rudá | LANCE!

Compartilhe esta notícia