Nota AT: Será que jogamos contra ou somos inimigos?

Resolvi escrever este texto para compartilhar um pouco da dificuldade que um site como o Arquibancada Tricolor, que não nasceu ontem (temos 11 anos e alguma credibilidade), tem para obter informações para seus leitores.

Desde o início, nosso intuito sempre foi fazer algo relevante para nosso público ao invés de apenas memes ou notícias copiadas de outros portais.

Produzimos a grande maioria de nossos conteúdos em textos, vídeos, imagens e opiniões. Nem sempre agradamos a todos e nem temos essa intenção, pois nosso compromisso é falar verdades e nos posicionar.

Por ouvir nossos leitores, pedidos e sugestões de conteúdo, sempre buscamos informações de fontes confiáveis, como jornalistas e setoristas que seguimos e que também nos seguem, por conhecer a nossa seriedade e comprometimento.

Entretanto, tem sido cada vez mais difícil obter informações quando essas dependem do São Paulo Futebol Clube.

Poderíamos sim, fazer como algumas páginas ou perfis, que brotam a cada dia, usando caminhos não corretos, na amizade com conselheiros, com sócios, na base da troca de favores, atropelando processos e pessoas que ainda respeitamos no clube.

Mas, talvez por tentar seguir os caminhos corretos e manter nossos valores, ficamos para trás e não conseguimos fazer o que pretendemos. E quando menciono isso, não falo de algo impossível, mas de informações simples, confirmações ou até mesmo, ouvir o que o clube tem a dizer sobre algum tema.

Por vezes, parece que há uma barreira invisível imposta para mídias alternativas ou (de forma pejorativa, como alguns dizem: não-oficiais).

Entendo perfeitamente que há prioridades e grandes canais que precisam de maior atenção, mas até mesmo por sermos credenciados como imprensa na Aceesp, conhecemos e jamais atrapalhamos o trabalho de outros canais, tanto que muitos profissionais da Globo, SporTV, ESPN, Folha, UOL, Gazeta, Band, Fox e tantos outros, tem ótima relação conosco.

Não queremos tratamento diferenciado por ser um site são-paulino, apenas igualdade de reconhecimento e no compartilhamento de informações.

Por estarmos no ar há 11 anos, acredito que já passou o tempo para conhecer que o Arquibancada Tricolor não é um grupo de tietes ou um fã-clube que vai pedir autógrafos de jogadores ou favores. Quem nos conhece, sabe o quanto prezamos pelo nosso profissionalismo.

Por sugestão de nossos leitores, que buscam informações, muitas vezes não passadas de forma suficiente pelos canais oficiais, fomos buscar informações sobre as obras do Morumbi e não tivemos autorização para gravar ou exibir fotos ou detalhes.

No dia seguinte, blogueiros por meio de amizades internas conseguiram fazer tudo sem maiores problemas e um grande portal de notícias teve acesso exclusivo para gravar uma matéria sobre o tema.

Recentemente, busquei informações sobre os telões do Morumbi, pois muitos tem perguntado e com a proximidade da Copa América, há uma preocupação se haverá tempo hábil para a instação.

Infelizmente, mais uma vez não conseguimos nenhuma informação assertiva, mas eis que no dia seguinte, novamente um grande portal tem as informações detalhadas inclusive sobre modelo de equipamento e empresa que realizará o trabalho.

Alguns podem fazer uma análise mais simplista, acreditando que é um “choro” por não termos conseguido nossas matérias, mas isso acontece com diversos sites não-oficiais que cobrem o São Paulo e fazem um trabalho, na grande maioria das vezes, gratuito, que ajuda a promover o clube, mas que é visto talvez como concorrente ou de má qualidade.

Logicamente existem sites e sites, com seus propósitos, por vezes, dignos ou não, envolvidos com interesses justos ou não, mas muitos fazem um trabalho de qualidade melhor que muitos canais.

Quantas vezes vemos alguns grandes portais sendo injustos e maldosos com o São Paulo FC enquanto as mídias não-oficiais, que fazem coberturas mais respeitadas por torcedores, sendo preteridas?

Para motivo de comparação, acompanhei o trabalho de um amigo que atua em um grande canal dedicado ao Corinthians, e por lá, eles são vistos como aliados do clube, por mais que tenham ocorrido situações onde foi preciso ajustar ou rever algum detalhe, não houve boicote ou tentativa de pautar o trabalho deles.

Não somos pautados ou recomendados a não fazer determinado tipo de conteúdo e temos enorme respeito por vários profissionais da assessoria e comunicação do clube, mas igualmente, não temos acessos a informações que são compartilhadas para a grande mídia, assim como outras ações onde o clube talvez enxergue que já consegue cobrir sozinho, provavelmente por ordens “de cima” ou direção.

Claro que não posso falar em nome de todos os sites e muito menos tenho pretensão alguma para isso, mas ao conversar com diversos amigos, que tem canais dedicados a cobrir o São Paulo FC, todos tem a mesma percepção por parte do clube.

Quem perde com isso, é o maior interessado: Você, torcedor.

Compartilhe esta notícia