OPINIÃO – Raí foi o melhor camisa 10 que jogou no PSG?

Foto: Jean Christophe Kahn/ Reuters

Hoje vivenciamos um jogo emocionante pelas quartas de final da Champions League entre Atalanta e PSG. Toda a expectativa criada para esse jogo começou logo nas redes sociais, principalmente no Twitter, em relação ao Neymar, camisa 10 da equipe francesa.

Em um jogo emocionante e que começou com os italianos na frente, o PSG liderado pelo brasileiro e pelo francês Mbapeé conseguiu a vitória no final com 2 gols marcados nos últimos minutos, conseguindo classificar a equipe francesa para a semifinal da competição depois de 25 anos.

A última vez que conseguiu esse feito foi na temporada 1994/1995, quando, comandado por Raí, o PSG eliminou o Barcelona, com gol do camisa 10 no segundo jogo das quartas. Aliás, de ganhar do Barcelona o Raí entende, não é mesmo? Afinal, em 1992, ele fez dois gols na final do Mundial pelo São Paulo justamente contra os espanhóis.

Analisando tudo isso, a pergunta que te faço hoje é: Raí foi o melhor camisa 10 da história do PSG até aqui?

A revista francesa, France Football, elegeu recentemente os 30 maiores jogadores brasileiros que atuaram no futebol francês na história. E quem lidera esse ranking é Raí, que vestiu a camisa do PSG de 1993 a 1998.

Os requisitos levados em questão nessa lista somam talento, impacto popular, carisma pessoal, conquistas, número de gols e capacidade de drible.

Durante sua passagem pelo time francês, Raí somou diversos títulos como a Copa Liga da França (95 e 98), Copa da França (93, 95 e 98), Campeonato Francês (94) e a Recopa Europeia (96), e marcou 72 gols.

Podemos lembrar também de Ronaldinho Gaúcho que fez 25 gols em 86 jogos disputados pelo PSG, onde ele começou a brilhar na Europa.

E, atualmente, Neymar, que tenta levar o time francês a sua primeira final de Champions League e vem fazendo história também vestindo a camisa 10.

Foi apenas uma questão levantada hoje quando vimos toda a mobilização dos brasileiros em apoio ao Neymar e foi inevitável lembrar de como Raí fez história com a camisa do PSG e, depois, retornou ao Tricolor em 1998 para encerrar a sua carreira por aqui.

Na minha opinião, Raí ainda é o maior camisa 10 e o maior brasileiro que atuou no PSG, mas deixando o clubismo de lado…Neymar com certeza vai marcar época, ainda mais se levar a equipe para a final e, quem sabe, conquistar o título inédito da Champions League.

O que vale mesmo é aproveitar o futebol de ambos, revivendo os momentos de Raí do passado e do Neymar no presente, relembrando sempre com muito orgulho o que o atleta Raí conquistou ao longo de sua trajetória como jogador, um vencedor nato!

Reveja o gol de Raí no segundo jogo das quartas de final da Champions League de 1994/1995 contra o Barcelona:

Foto: Jean Christophe Kahn/ Reuters

Compartilhe esta notícia