No corte do programa Sextou Tricolor, exibido no último dia 21, no YouTube do Arquibancada Tricolor, os comentaristas debateram as perspectivas do São Paulo para a temporada de 2025, avaliando o desempenho do time e suas chances nas principais competições: Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão.
A temporada e as competições
O jornalista Gabriel Sá destacou a mudança de perspectiva ao longo do ano e a frustração pela eliminação precoce no Campeonato Paulista: “No começo do ano, eu falava que o Paulistão me parecia o mais viável para pensar em ser campeão. É um prejuízo total na temporada cair na semifinal do Paulistão.”
Sobre o Brasileirão, Sá foi categórico ao afirmar que o time não tem elenco para disputar o título: “Pensando na temporada, pro Brasileirão não temos time, podemos brigar pelo G5.” Porém, ele vê o São Paulo como um time muito competitivo em torneios eliminatórios: “O São Paulo hoje é um time muito copeiro, um time que sabe jogar mata-mata.”
No que diz respeito à Libertadores, Sá acredita que a equipe tem a obrigação de avançar na fase de grupos: “Pegamos um grupo que é obrigação passar, não se classificar é vexame. Acho que esse ano o São Paulo chega com mais chance.”
Escolhas de Zubeldía e o elenco
O debate também abordou as escolhas do técnico Luis Zubeldía, especialmente nas pontas ofensivas. Sá criticou a insistência do treinador em algumas opções: “Ele escolheu por dois mata-matas consecutivos colocar Erick e Ferreirinha como solução nas pontas, não vai caminhar. Ele acerta contra o Botafogo, que coloca o André Silva.”
Já Giovanni Chacon acredita que o problema do elenco não pode ser resolvido apenas com contratações: “Qual a solução? Comprar mais jogador? Não! É você dar mais espaço pra molecada.” Ele também questionou as escolhas do treinador na semifinal do Paulistão contra o Palmeiras: “Eu discordo da escolha do Zubeldía de colocar o Erick no final do jogo, eu colocaria o Ryan.”
12º jogador
Outro ponto de consenso no debate foi a falta de uma peça confiável no banco para mudar o jogo. “Eu ainda sinto falta de um 12º jogador no banco“, afirmou Gabriel Sá. Chacon acrescentou que, para ele, esse papel já teve diferentes protagonistas: “Eu acho que o Luciano seria esse titular a sempre ser acionado, hoje é o André Silva.”
O São Paulo se mostra forte em torneios mata-mata, mas ainda tem desafios no elenco e na estratégia do treinador. A insistência em algumas peças e a falta de aproveitamento da base podem ser fatores que impactam a temporada. Resta saber se o time conseguirá superar essas limitações e conquistar títulos em 2025.
Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.