Presidente do Conselho refuta modelo de sociedade anônima como solução e exemplifica com casos de Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG

Foto: Reprodução

O presidente do Conselho Deliberativo do São Paulo, Olten Ayres Jr., participou da live do canal de Jorge Nicola no Youtube. Além de falar sobre a situação atual e o momento financeiro delicado do clube, o mandatário respondeu a uma pergunta de um torcedor sobre a transformação do São Paulo em uma sociedade anônima. E, de logo, refutou o modelo de SAF como solução única para resolver os problemas do Tricolor – comparando com os casos de Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG.

De acordo com o presidente, existem dois modelos vencedores do mundo: o associativo, como é o caso do São Paulo, e o empresarial, como no caso do Cruzeiro. Na opinião dele, nenhum se sobrepõe ao outro. Para dar aval a esse pensamento, Olten Ayres analisou os três maiores casos de sucesso do Brasil atual, em que nenhum dos clubes utiliza o modelo de sociedade anônima.

Vamos pegar os três times mais importantes e que despontam como grandes líderes do Brasil. O Palmeiras é uma associação; a presidente, Leila, declarou recentemente que S/A não é para o clube. O Flamengo nem sonha virar uma S/A, é um modelo associativo parecido com o do São Paulo. Nós estudamos todos esses modelos. O Atlético tem um mecenato, que não depende do clube, mas, sim, do mecenas, que é uma vontade unilateral. O São Paulo não tem esses mecenas e temos que buscar a solução da governança, seja ela por meio da S/A, seja ela por meio da associação“, explicou Olten.

Para aprofundar sua elucidação, Olten Ayres apontou que, em comum nos dois modelos, existe a governança. E seria esse o fator diferencial, independentemente de qual deles se adote.

O que eles têm em comum? A governança. Então, não é a questão de o modelo ser sociedade anônima ou associação. A questão que nós temos que ter é governança, com transparência e eficiência“, finalizou o mandatário.

Você pode conferir a entrevista completa abaixo ou clicando aqui.

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia