Hoje começa a Eurocopa e ficamos aqui pensando: Quantos jogadores europeus já atuaram com a camisa do São Paulo, um dos clubes mais conhecidos do mundo?
Certamente você vai se lembrar do mais recente, o lateral espanhol Juanfran, mas levantamos uma lista com outros 9 nomes que jogaram pelo time principal e você confere agora:
Chipre – Alberto Bem-Lulu
Alberto Bem-Lulu foi goleiro do São Paulo na década de 60. Nascido no Chipre, começou nas categorias de base do Tricolor e logo subiu para os profissionais. Porém, não era titular e jogou apenas uma partida com a camisa do clube, em 1967.
Espanha – Juanfran e Fernando Carazzo
O atacante Fernando Carazzo Castro jogou no clube por pouco menos de um mês na temporada de 1936, ainda na década de fundação do São Paulo. O atleta tinha 32 anos e era natural de La Coruña. Fez duas partidas e marcou dois gols.
Juanfran é mais facilmente lembrado por sua recente passagem pelo Tricolor. Ídolo no Atlético de Madrid, fez 56 jogos pelo Tricolor entre 2019 e 2021.
Hungria – José Lengyl
O húngaro José Lengyl foi goleiro do São Paulo na década de 30. Suas principais características eram o domínio da bola na pequena área e sua habilidade para defender pênaltis. Jogou no Corinthians antes de se transferir para o Tricolor.
Atuou no São Paulo entre os anos de 1933 e 1934 em 26 partidas, com 20 vitórias, 1 empate e 5 derrotas.
Portugal – Azambuja e Fernandes
O português Antonio Azambuja jogou no São Paulo de 1946 a 1949, atuando na mesma equipe do Diamante Negro, Leônidas da Silva. Foi tetracampeão paulista na década de 40, marcando o nome na história do São Paulo.
Veio das categorias de base do clube e foi campeão paulista em 1949 e fez 33 partidas com a camisa do Tricolor, porém, sem gols marcados.
O português Fernandes, atuou na década de 60, sendo vice-campeão paulista em 1967. Jogou nas categorias de base do Tricolor e fez 5 partidas com a camisa Tricolor entre os anos de 1966 e 1967.
Tchéquia – Frantizek Safranek
O lateral direito tcheco Frantizek Safranek atuou no São Paulo em 1964. A história conta que ele atuou somente em uma única partida numa excursão ao exterior, por falta de jogadores do plantel em condições de atuar. Fora cedido pelo Dukla Praha, da República Tcheca.
Romênia – De Maria e Zaclis
Constantin Jorgov de Maria, foi um atacante romeno que jogou no São Paulo em 1951. Atuou apenas por seis meses no Tricolor paulista, voltando para a Europa logo depois de encerrar o vínculo.
Havia atuado no XV de Piracicaba, antes de chegar ao Tricolor, onde atuou em 13 jogos e marcou 3 gols.
O volante romeno Zaclis atuou no São Paulo na década de 30, fazendo parte de uma das primeiras equipes da história do Tricolor. Zaclis foi um jogador importante na campanha do Tricolor no título paulista de 1943, jogando com o eterno Leônidas da Silva.
O romeno veio das categorias de base do São Paulo e atuou em 33 partidas entre os anos de 1939 e 1943.
Ucrânia – Eugênio Chemp
O russo Eugenio Chemp jogou no São Paulo na década de 40. Chemp possuía nacionalidade uruguaia, pois seus pais eram refugiados da 1ª Guerra Mundial. Há controvérsias sobre em que país teria nascido, de fato. Teve boa passagem pelo Tricolor.
Atuou no São Paulo entre os anos de 1936 e 1941, com 19 partidas e marcando 14 gols. Uma boa média de aproveitamento.
Chemp teve uma grande história relacionada a política e controvérsias, veja aqui.
Fonte: São Paulo FC e Lancenet