Por que é difícil rebaixar o gramado no Morumbi?

Sempre temos leitores que se lembram do projeto de reforma do Morumbi para sediar a Copa do Mundo de 2014 e que foi rejeitado sabiamente pelo clube na época.

Listamos alguns fatores para quem nos pergunta sobre os motivos para o São Paulo não prolongar as cadeiras até perto do campo e rebaixar o gramado.

A foto em destaque no post mostra a época de construção do Morumbi e vocês podem ver o córrego Antonico canalizado abaixo do gramado.

Para fazer essa obra que muitos desejam, existem três problemas principais:

Custo e acordos públicos

O alto custo envolvido e os inúmeros acordos com o poder público para baixar o leito do córrego do lado de fora do estádio, praticamente inviabilizam o projeto.

A região inclusive, é vítima constante de enchentes, por conta deste córrego e pela área ficar em um nível abaixo das demais ruas do bairro, acumulando as águas em situações de temporal.

Perda de receitas importantes

Uma das principais fontes de renda do Morumbi hoje está no anel inferior do estádio, chamado de “Morumbi Concept Hall”.

A área, antes ocupada apenas por cadeiras, foi transformada em lojas, serviços e camarotes.

Se o anel intermediário fosse prolongado até o campo, este setor seria excluído, assim como todas as receitas que são geradas ao estádio.

Pista de atletismo

A pista de atletismo talvez não seja o problema mais grave, mas faz parte de um projeto social do SPFC às comunidades da região e recebeu um aporte financeiro do governo federal, pela lei de incentivo ao esporte.

O São Paulo teria que devolver esta quantia em caso de eliminação da pista.

Como pudemos ver, de forma bem simplista, são vários os entraves que a diretoria busca resolver.

Para alguns, o melhor seria não mexer nisso, pois o gasto envolvido permitiria até a construção de um novo estádio.






Achamos difícil que esta obra aconteça um dia, mas a diretoria divulga a intenção de fazer melhorias como, implementar telões de alta definição, captação de energia solar e mais detalhes que você pode conferir aqui.

De qualquer forma, o São Paulo precisa modernizar o Morumbi, para que ele continue sendo uma fonte de renda importante ao clube.

Comente com sua conta do Facebook:
Você já conhece a Loja do Arquibancada? Modelos exclusivos para você mostrar o seu amor pelo Tricolor!

Confira outras notícias no Arquibancada Tricolor