Revista inglesa lista Top 100 treinadores da história com 3 que passaram pelo SPFC

FourFourTwo - Top100 Managers

A revista inglesa Four Four Two, é uma das publicações de esportes mais conhecidas no mundo e sempre publica rankings, listas ou enquetes sobre futebol.

Uma publicação criada em maio, mas repostada ontem pelo site Sport Bible, listou os 10 maiores treinadores da história do futebol.

Por ser uma publicação européia, logicamente os treinadores do velho continente aparecem mais bem cotados, mas três treinadores que passaram pelo São Paulo, foram listados.

Carlos Alberto Parreira

O ranking apresenta Carlos Alberto Parreira na 55ª posição, citando a conquista da Copa do Mundo de 1994 e outras passagens pela seleção brasileira e na África do Sul.

Sua passagem pelo São Paulo foi cercada de expectativas, mas muito discreta em 1996, com jogadores pedindo sua saída do comando.

Parreira96 1 | Arquibancada Tricolor
Parreira ao lado de Muricy em 1996

Telê Santana

Telê Santana
Telê Santana com os troféus do Mundial de 1992

Logicamente, Telê Santana não poderia ficar de fora dessa lista. Porém, os critérios utilizados pela publicação inglesa levaram em consideração conquistas europeias com maior peso e o mestre aparece na 44ª colocação.

A revista menciona o futebol mágico de 1982, com uma frase emblemática de Zico “Um de meus maiores pesares foi não vencer um troféu por Telê. Se alguém merecia um, era ele“.

A revista comenta que, felizmente, ele venceu a Copa Libertadores e a Copa Intercontinental (mundial) de forma consecutiva.

Bela Guttmann

Bela Guttmann | Arquibancada Tricolor
Bela Guttmann no Morumbi, em 1957

O celebrado técnico húngaro que fascinou o mundo na Copa de 1954 com sua seleção, mas não conquistou o título, tal qual Telê, foi lembrado na 22ª colocação do ranking.

Uma de suas citações é lembrada na lista, em que ele dizia que “a terceira temporada é fatal“, justificando sua vida nômade, rodando por vários clubes pelo mundo.

Seu título paulista pelo São Paulo em 1957 é lembrado na lista, assim como sua “maldição” imposta ao Benfica, clube pelo qual ganhou a Champions e que se recusou a pagar um aumento.

Reconhecimentos constantes

No ano passado, a famosa France Football também publicou um ranking com os 50 maiores treinadores da história, fazendo referência a Telê e Guttmann.

Lendas que tivemos a honra de ver e ler suas histórias com a camisa do São Paulo.

Compartilhe esta notícia