Saiba quem é o Colón

Fundado em 1905, o Club Atletico Colón é um clube argentino situado na cidade de Santa Fé, que fica aproximadamente 468km distante da cidade de Buenos Aires, capital federal.

Seu maior rival é o Club Atlético Unión de Santa Fé, que protagoniza o chamado Clássico Santafesino. Devido à proximidade com a cidade de Rosário, o Colón também rivaliza com o Newell’s Old Boys e com o Rosario Central.

O clube manda seus jogos no Estádio Brigadier General Estanislao López, mais conhecido pelo apelido Cementerio de Elefantes (Cemitério de Elefantes), com capacidade para 36.500 torcedores. O local recebeu este apelido após o Colón arrancar vitórias contra grandes equipes da capital e internacionais como o Peñarol, o Santos (com Pelé), Millonarios de Bogotá e até contra a Seleção Argentina de Futebol.

Embora não seja uma equipe que integre o grupo dos “Cinco grandes del fútbol argentino(Boca Juniors, River Plate, Independiente, Racing Club e San Lorenzo de Almagro), o Colón joga a primeira divisão argentina desde 1966 e foi rebaixada uma vez, em 1981, retornando em 1995.

O clube possui hoje, segundo pesquisa da revista “El Gráfico“, em setembro de 1998, a 9ª maior torcida da Argentina.

Títulos e campanhas de destaque

Quando nos referimos ao desempenho dentro de campo, o Colón teve as conquistas da segunda divisão Argentina em 1965 e a Copa Ciudad de Santa Fe, um torneio de verão conquistado sobre o Newell’s Old Boys em 2006.






Além disso, teve desempenhos de destaque com os vice-campeonatos do Torneio Clausura da primeira divisão em 1997 e 2000, além do 3º lugar na Copa Conmebol de 1997 e a campanha na Libertadores de 1998, quando parou no River Plate, defensor do título, nas quartas-de-final.

Desempenho recente

O Colón fechou sua participação no Campeonato Argentino no dia 14 de maio, na 11ª colocação empatado com o Argentinos Jrs com 41 pontos, mas conquistando uma vitória sobre o Racing por 3×1, na casa do adversário.

Um rosto conhecido no time do Colón, é do lateral Clemente Rodriguez, que teve uma passagem discreta pelo São Paulo entre 2013 e 2014 e após sua saída do Morumbi, acertou com o clube de Santa Fé.

Embora o São Paulo seja amplamente favorito, não podemos desprezar nenhum adversário, até mesmo porque a equipe Tricolor ainda está em formação e não encontrou ainda uma estabilidade técnica e emocional para embalar.

Além deste fator, o São Paulo coleciona nos últimos anos, algumas derrotas em torneios mata-mata para equipes teoricamente mais fracas como Defensa y Justícia, Penapolense, Bragantino, Juventude e outros.

Todo cuidado é pouco.

 

Fotos: Wikimedia Commons e C.A.Colón – Sitio Web Oficial

Comente com sua conta do Facebook:
Você já conhece a Loja do Arquibancada? Modelos exclusivos para você mostrar o seu amor pelo Tricolor!

Confira outras notícias no Arquibancada Tricolor