São Paulo é o clube brasileiro com mais atletas nas principais ligas do mundo

Um estudo apresentado pelo CIES (Centro Internacional de Estudos do Esporte) revelou que o São Paulo é o clube brasileiro com mais atletas revelados na principais ligas de futebol do mundo. Segundo o estudo, a liga brasileira é a segunda que dá mais chances a jogadores com menos de 21 anos, atrás apenas da liga argentina.

Os números apresentados mostram que 9,4% dos atletas no futebol brasileiro estão abaixo dos 21 anos: “Sendo assim, não é surpresa notar que as ligas onde os mais jovens jogadores tem o maior número de jogos são também aquelas que exportam mais jogadores: Brasil, Argentina e França“, destacou o instituto no relatório final.

Dentro deste cenário, a categoria de base de Cotia vem se destacando. Na análise feita pelo CIES, 49 atletas foram formados pelo Tricolor e atuam nas 15 principais ligas de futebol mundial. Nas primeiras posições estão os rivais argentinos Boca Juniores e River Plate, seguidos pelo Deportivo Cali-COL e Barcelona-ESP.

O estudo também revelou como o Tricolor utiliza os atletas criados em Cotia. Segundo o instituto, apenas 1/5 dos jovens formados nas categorias do time são utilizados no time profissional, enquanto 52,8% são vendidos ou quebram contrato para atuar na Europa e 1/4 atua em outras equipes do futebol brasileiro.

O retrato do Tricolor é semelhante ao do futebol nacional. Apenas 18,4% dos jogadores são utilizados pelos próprios clubes formadores. Os dados também revelaram outros dois pontos interessantes:

  • apenas 9,8% dos jogadores que atuam no futebol brasileiro nasceram em outros países;
  • 31,6% dos jogadores que jogam no país estão acima da casa dos 30 anos.

Confira o estudo completo, clicando aqui.

Siga o Arquibancada Tricolor em suas redes sociais e acompanhe o que de melhor acontece no São Paulo FC
Instagram
YouTube
Twitter
Canal no Telegram
Conheça a nossa Loja
Confira as Últimas Notícias do Tricolor

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você concorda com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais