São Paulo negocia com o Mercado Bitcoin e estuda entrar no token solidariedade

Foto: Rummens

Segundo informação apurada pelo jornalista do Portal Esporte News Mundo, Gabriel Fuh, o São Paulo está negociando parceria com o Mercado Bitcoin. O clube segue buscando alternativas para solucionar os problemas financeiros, o que inclui principalmente diminuir ou liquidar o montante de dívidas.

Na última semana, o Tricolor anunciou oficialmente um acordo com a plataforma Socios.com, que ficará responsável por lançar o Fan Token do time. O criptoativo ainda não possui data e nem valor de abertura, mas deve ser lançado a partir de dois dólares, seguindo o mesmo valor de Atlético-MG, Flamengo e Corinthians, clubes que já possuem Fan Tokens ativos.

Segundo Gabriel Fuh, uma das pautas das conversas entre São Paulo e Mercado Bitcoin está o Token Solidariedade, produto do grupo, que traz alternativa para investidores. “Fan Token e Token Solidariedade são ativos totalmente diferentes, enquanto o Fan Token dá ao detentor recompensas exclusivas e a possibilidade de participar de votações feitas pelo clube de forma virtual, o Token Solidariedade é de fato um investimento com retorno sobre vendas de jogadores formados no São Paulo”, explicou Gabriel, em matéria feita ao ENM.

Quem adquire o Token Solidariedade tem direito ao valor referente ao mecanismo de solidariedade de um pacote montado com atletas formados no clube. O mecanismo de solidariedade gera receita ao clube formador quando o seu atleta é vendido por outra equipe. A quantia pode chegar a 5% do total da transação, caso o atleta fique na equipe formadora dos 12 aos 23 anos. Cada temporada completa no clube aumenta a porcentagem entre 0,25% e 0,5%, até atingir o valor máximo.

Um ativo com Antony, atleta jovem, em alta, atuando na Seleção, com grande tendência de ser negociado para uma equipe de primeira “prateleira” do futebol europeu em breve, certamente terá um valor alto. Porém, um atleta que dificilmente irá se transferir, como Casemiro, tido como inegociável no Real Madrid, seria menos valorizado. São dois jogadores de altíssimo nível, mas a chance de uma transferência do jogador do Ajax é muito maior.

O São Paulo tem uma grande lista de jogadores que podem ser incluídos e que teriam bom potencial de investimento, como o já citado Antony e o seu companheiro de time David Neres, os zagueiros Tuta, do Eintracht Frankfurt, Felipe Morato, do Benfica e Militão, do Real Madrid, além de vários jogadores com menor repercussão, que atuam em mercados secundários da Europa.

Isso sem mencionar o enorme potencial com atletas que são revelados a cada ano em Cotia, como Nestor, Welington, Igor Gomes, Liziero, Gabriel Sara, Luan e Marquinhos que já estão no time principal. Nesse caso, com atletas que ainda estão no São Paulo, os detentores dos Tokens só receberão o retorno quando o atleta for vendido por outro clube, ou seja, não está inclusa a venda pelo próprio São Paulo, pois nesse caso haveria mecanismo de solidariedade.

É importante mencionar que é um investimento que envolve alguns riscos, como por exemplo o não pagamento (ou o atraso dele) por parte dos clubes envolvidos na negociação, assim como uma mudança de rumo na carreira do jogador, por lesão, por queda de rendimento, entre outros.

Compartilhe esta notícia