Rogério Ceni resolveu privilegiar um esquema tático que favorecesse o meia Benítez no jogo contra o Grêmio. Por essa razão, decidiu sacar Reinaldo, que ficou de fora durante os pouco mais de 90 minutos da partida contra os gaúchos. A inovação acabou não dando certo, uma vez que a equipe perdeu de goleada. E, no ano, apenas uma única vez o time venceu sem Reinaldo em campo: no 2×0 contra o outro gaúcho, o Internacional, fora de casa.
Por coincidência, em 2020 Reinaldo também não pôde jogar contra o Grêmio nas semifinais da Copa do Brasil. O Tricolor Paulista sentiu muita falta de seu lateral e acabou os dois jogos sem marcar gols. Com ele em campo, o São Paulo mais perdeu do que ganhou (são 23 vitórias e 11 derrotas). Além disso, ele tem números ofensivos muito bons, com 11 assistências e 4 gols na temporada.
Três dos maiores vexames do Tricolor na temporada foram sem o lateral em campo. Na goleada por 5×1 sofrida diante do Flamengo, o técnico Hernán Crespo resolveu poupar alguns jogadores por conta da Libertadores. Já na eliminação da Copa Libertadores da América, contra o arquirrival Palmeiras, Reinaldo não jogou por não estar em condições físicas adequadas – segundo Crespo. Na derrota para o Grêmio, a não entrada se deu por opção técnica de Ceni.
Confira os jogos em que Reinaldo ficou de fora em 2021:
Grêmio 3×0 São Paulo
Bragantino 1×0 São Paulo
São Paulo 1×1 Santos
Chapecoense 1×1 São Paulo
Palmeiras 3×0 São Paulo
Flamengo 5×1 São Paulo
São Paulo 1×1 Racing
Internacional 0x2 São Paulo
Corinthians 2×2 São Paulo