Telê Eterno: Esporte Espetacular faz reportagem emocionante em homenagem a Telê Santana

Foto: São Paulo FC

Em um especial de dois episódios, o Esporte Espetacular fez uma reportagem contando sobre a trajetória de Telê Santana, um dos maiores ídolos do São Paulo, no universo do futebol, desde a época em que entrava em campo como jogador até seus incríveis trabalhos à beira do gramado como treinador.

Você conhece outra pessoa que se chame Telê? Na própria matéria, esta pergunta foi feita ao treinador e ele disse:

Em Itabirito, Minas Gerais, Telê nasceu no dia 26 de julho de 1931, ou seja, completaria 90 anos em 2021. No entanto, infelizmente nos deixou 21 de abril de 2006, deixando um legado para o futebol, principalmente para os torcedores do São Paulo Futebol Clube.

Telê começou a carreira tanto como jogador tanto como treinador em outro Tricolor, o das Laranjeiras, sempre convicto de seus ideais e conhecido por sua personalidade de aversão à violência no futebol relatada por aqueles que conviveram e trabalharam com ele.

Quando foi treinar a Seleção Brasileira, não conseguiu conquistar a tão almejada taça da Copa do Mundo, criando-se um estigma negativo referente ao treinador que tanto amava o futebol bonito e bem jogado, esteve no comando da Amerlinha nas Copas de 1982 e 1986, quando ganhou o apelido de “pé-frio” Até que nos anos 90 aconteceria a reviravolta.

A segunda parte da reportagem mostra como Telê mudou a história do São Paulo conquistando o Campeonato Brasileiro, Libertadores, Mundial e outros títulos, e mais do que isso, fazendo o que ele tanto desejava, encantando por intermédio do futebol.

Estes foram todos os títulos conquistados por Telê Santana no comando do Tricolor Paulista: Campeão Mundial Interclubes 1992 e 1993; da Taça Libertadores da América 1992 e 1993, da Supercopa Sul-Americana de 1993; da Recopa Sul-Americana de 1993 e 1994, do Campeonato Brasileiro de 1991 e do Campeonato Paulista de 1991 e 1992.

Compartilhe esta notícia