Todos contra o racismo: Tchê Tchê vai em manifestação em São Paulo

Foto: Reprodução/Instagram

Resumo da notícia:

  • Manifestações contra o racismo ao redor do mundo: caso George Floyd
  • Tchê Tchê vai a protesto em São Paulo
  • Engajamento do atleta Tricolor com causas sociais
  • Luta antirracista no esporte

Já faz alguns dias que estamos passando por manifestações intensas contra o racismo principalmente devido ao ocorrido nos Estados Unidos no dia 25 de maio, quando George Floyd, um homem negro de 40 anos morreu asfixiado por um policial na cidade de Minneapolis, no estado americano de Minnesota.

O assassino ficou durante 8 minutos e 46 segundos pressionando o pescoço da vítima com o joelho, levando-o a óbito. O oficial foi preso.

Diversas marcas, personalidades e clubes se posicionaram favoráveis aos movimentos antirracistas. O São Paulo também fez postagens em suas redes sociais.

Tchê Tchê na manifestação

Ontem (07) aconteceu mais uma manifestação na capital paulista e o jogador do São Paulo, Tchê Tchê, esteve presente e divulgou a imagem abaixo em seus stories do Instagram com os dizeres: “Quem é de vir… Vem!”

tche tche 01 | Arquibancada Tricolor
Foto: Reprodução / Instagram

Em reportagem ao Esporte Espetacular ele falou sobre o racismo: “Vim de uma origem muito humilde. Sei o que é ser negro, o que é entrar no shopping e as pessoas olharem tipo: “O que ele está fazendo aqui?” Muitas vezes o direito de sonhar nos é tirado. Porque quando a gente é criança, a gente planeja, tem vários sonhos, mas, ao meu ver, o que é vendido é que não temos essa condição.”

Sempre engajado em causas sociais, o atleta possui duas tatuagens muito representativas de dois personagens históricos na luta contra o racismo: Malcolm X e Martin Luther King.

Em 2016, quando ainda jogava no Palmeiras, Tchê Tchê foi chamado de “macaco” por um torcedor do Athletico-PR. Naquela ocasião, o atleta não entrou com nenhuma ação contra o agressor.

A luta antirracista no esporte

Diversos outros atletas ao redor do mundo também se posicionaram junto a causa antirracista nos últimos dias, LeBron James, jogador de basquete do Los Angeles Lakers, usou uma camisa que trazia a frase: “Não consigo respirar”.

lebron james | Arquibancada Tricolor
Todos contra o racismo: Tchê Tchê vai em manifestação em São Paulo 6

Já o jogador do Borussia Dortmund, Jadon Sancho, comemorou um de seus gols na goleada do Borussia por 6×1 contra o Paderborn levantando a camisa que trazia a frase: “Justiça para George Floyd”.

sancho | Arquibancada Tricolor
Todos contra o racismo: Tchê Tchê vai em manifestação em São Paulo 7

O time do Liverpool se posicionou no meio de campo também em protesto contra o racismo.

liverpool | Arquibancada Tricolor
Todos contra o racismo: Tchê Tchê vai em manifestação em São Paulo 8

Enfim, são diversos exemplos de uma causa que é de todos, na busca por igualdade, indo contra a violência e discriminação. A ação de ir contra o racismo feita por Tchê Tchê mostra o quão é importante termos atletas que se posicionem por causas válidas.

Racismo é crime e sim precisa ser combatido. No esporte já aconteceram diversas situações em que jogadores passaram por momentos como o citado acima vivenciado por Tchê Tchê ao ser chamado de macaco. Isso é inaceitável e precisa ter punição!

Juntos, cada um em sua esfera de influência pode lutar contra o racismo no dia a dia, não apenas em publicações nas redes sociais, mas nas ações cotidianas e de maneira efetiva e prática.

Fonte: UOL e GloboEsporte
Foto: Reprodução/Instagram

Compartilhe esta notícia