Torcedores se movimentam contra alteração no estatuto do São Paulo

Salão Nobre Morumbi - Foto: Marcos Ribolli

Nos últimos dias, repercute nas redes sociais uma nova tentativa do grupo que administra o São Paulo, para uma alteração no estatuto do clube, visando permitir o processo de reeleição ao presidente atual, Julio Casares.

A movimentação é vista como uma continuidade do processo que foi derrotado em votação no final do ano passado e que você pode relembrar nesta postagem que fizemos na época.

Em entrevista recente ao ge.com, o presidente afirmou que não se trata de um golpe a proposta que passará por votação no Conselho Deliberativo neste segunda-feira (05).

Como pode ser um golpe se você passa por um crivo de processo de consulta, de um trâmite, de voto? E como pode ser um golpe se a reeleição permite o candidato de se candidatar, mas a decisão é democrática no enfrentamento de adversário, com liberdade de escolhaIsso não é golpe, pelo contrário. O que pode vislumbrar a minha recondução ou a do Olten é o trabalho que foi realizado e o julgamento na urna, e isso será feito de forma democrática. A reeleição é o direito de ser avaliado por aqueles que acompanham o São Paulo de perto ou de fora“, disse Casares.

Torcedores convocam outros torcedores a comparecer ao Morumbi

Embora seja um movimento conjunto de vários torcedores, o perfil de Instagram Movimento 1930, fez uma postagem convocando são-paulinos para comparecer ao Morumbi, local onde será realizada a votação da proposta.

No ano passado, torcedores compareceram em uma movimentação semelhante, que chegou a ter sua importância diminuída pelo presidente do Conselho Deliberativo, Olten Ayres de Abreu Jr.

Com intuito de diminuir impactos do protesto, o formato da votação na ocasião, foi alterado de presencial para online com a justificativa dos cuidados relacionados à pandemia do COVID, embora poucos dias depois, uma grande festa estivesse agendada para acontecer na área social do clube.

Transmissão e transparência

A reunião e processo de votação não terá transmissão nos canais do São Paulo FC, embora tenha sido uma promessa de campanha de Olten, atual presidente do Conselho Deliberativo. Uma explicação chegou a ser publicada no ano passado sobre isso.

Como o assunto é de extrema importância para o futuro do São Paulo FC, os torcedores vem se sentindo alijados das informações e do que acontece no clube, temendo que se repita um processo encabeçado por Juvenal Juvêncio em 2011 ao modificar o estatuto do clube, permitindo seu terceiro mandato como presidente e “aniquilação” política de movimentos contrários.

Esta alteração de estatuto consolidada, é considerada por muitos como responsável pela crise que atinge o clube há anos, sem alternância de poder e desencadeando o crescimento de dívidas e denúncias de corrupção, que chegaram a ser investigadas pelo Ministério Público.

Nosso posicionamento

O Arquibancada Tricolor, desde o início de suas atividades, em 2008, preza pelas ações que sejam benéficas ao São Paulo FC e sempre nos posicionamos contra ações que prejudicam a instituição, seja de onde vierem.

Em 2011, fomos contra o terceiro mandato de Juvenal Juvêncio, abrimos o debate para que ambas as partes pudessem se pronunciar e buscamos trazer aos nossos leitores, o conhecimento sobre o que ocorre intramuros.

Assim como em outras oportunidades, nos posicionamos e cobramos explicações, informações mais claras e transparência, novamente nos colocamos aqui contra uma movimentação que, ao nosso ver, impede que o clube tenha saúde política e possibilidades de evitar cenários que já conhecemos.

Deixamos também aqui, os nossos canais à disposição para que as pessoas e grupos favoráveis à alteração no estatuto, possam se pronunciar, se assim o desejarem.

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia