UOL Esportes relembra São Paulo x Newell´s, considerada a final mais louca da história

Após um longo período sem brasileiros despontando como campeões da América, o São Paulo conquistava o seu primeiro título de Libertadores em 1992. Era o início de um reinado que perdura até hoje, uma vez que o Tricolor é o maior campeão internacional entre os clubes brasileiros.

Nesta semana, o UOL Esportes resolveu relembrar essa marcante conquista, com curiosidades que coadunam com a pecha de final mais louca da história da Copa Libertadores. O veículo lembra que o Tricolor iniciou o torneio com os reservas e perdeu do Criciúma, que estava na série B. E que o Newell´s tomou sonoros 6×0 na estreia. Era o pior início de campanha de finalistas de todos os tempos.

Outra passagem memorável relembrada é a invasão dos torcedores do time argentino a casa do técnico Marcelo Bielsa – conhecido como “El Loco”. E o técnico recebeu os insatisfeitos adeptos portando em suas mãos nada menos que uma granada.

A transmissão do torneio foi feita pela desconhecida Rede OM, com narração de Galvão Bueno. 1992 foi o ano em que o narrador se afastou da Rede Globo, algo muito marcante para quem acompanhava a Fórmula 1, já que a saída do narrador deu lugar à narração de Luiz Alfredo – coincidindo com um ano ruim de Ayrton Senna na categoria. O piloto, por sinal, protagonizou uma cena inusitada para o Tricolor: corintiano declarado e fanático, ele se rendeu ao poderoso São Paulo campeão da América e recepcionou a equipe no desembarque pós-título.

senna | Arquibancada Tricolor
Senna recepcionando a equipe multicampeã do São Paulo no aeroporto

Por fim, apesar de não citada, houve a incrível invasão do Morumbi ao final do título, com milhares de são-paulinos no gramado fazendo a festa com o debute sul-americano do Tricolor.

Você pode conferir abaixo ou vídeo completo com a reportagem. Ou pode clicar aqui e assistir diretamente no Youtube.

Compartilhe esta notícia