O zagueiro Juan Izquierdo sofreu uma arritmia cardíaca e caiu desacordado no gramado do MorumBIS durante o jogo entre São Paulo e Nacional na quinta-feira (22) válido pelas oitavas de final da Libertadores 2024.
No último boletim médico divulgado pela equipe uruguaia nas redes sociais no sábado (24) consta que o atleta deu entrada no hospital com parada cardíaca depois de uma arritmia. O hospital efetuou o processo de ressuscitação com desfibrilação e está sedado desde então em observação na UTI.
Boletín médico del Hospital Israelita Albert Einstein.
¡Fuerza, Juan! pic.twitter.com/L0fH9ZRxbJ
— Nacional (@Nacional) August 24, 2024
A imprensa uruguaia comentou sobre as atitudes dos torcedores e jogadores do Tricolor que demonstraram solidariedade pelo ocorrido. Nas redes sociais foram diversas mensagens de apoio desejando melhoras ao jogador.
Além disso, o São Paulo publicou que antes do treino de sexta-feira (23) o grupo se reuniu para fazer uma oração por Juan.
O treino desta sexta-feira começou com uma oração dos nossos atletas e comissão técnica pela saúde de Juan Izquierdo, jogador do Nacional-URU que encontra-se no Hospital Albert Einstein.
Continuamos juntos na torcida para que o uruguaio fique bem. pic.twitter.com/nhiepqja77
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) August 23, 2024
Neste mesmo dia, Jonathan Calleri e Michel Araujo foram ao hotel em que jogadores e membros da diretoria do Nacional estavam hospedados para buscar informações sobre a situação de Izquierdo e oferecer apoio.
Outra cena que chamou a atenção foi a de Lucas Moura tocando os pés de Juan enquanto ele ainda estava sendo atendido no gramado e fez uma oração.
Mientras Juan Izquierdo era atendido por los médicos en el césped del Morumbi, Lucas Moura se acercó al jugador, le tocó uno de sus pies y empezó a rezar una oración 🏆🙏
pic.twitter.com/YhChnJltqI
— Out of Context Libertadores (@OoCLibertadores) August 23, 2024
No Uruguai, o jornalista Julio destacou a atitude da torcida são-paulina no momento que Juan estava sendo atendido no MorumBIS.
“Em relação ao que aconteceu com Izquierdo, destacando algumas coisas, primeiro, um amigo, torcedor do Nacional, que foi no jogo no MorumBIS me disse: ‘Olha, Julio, sinceramente, poucas vezes foi tão impactante porque houve um silêncio impressionante por parte de toda a torcida brasileira’. Ou seja, os brasileiros interpretaram, por meio da atitude de alguns jogadores do São Paulo, que algo grave e muito complicado estava acontecendo em campo. E a verdade é que as pessoas foram muito respeitosas com a situação, quando tem que ser elogiado, elogiamos, quando não, não”.
Também ressaltou a importância do protocolo médico aplicado no momento:
“Outra coisa, o protocolo aplicado no MorumBIS deve ser destacado como corresponde porque pode ter sido a diferença entre a vida e a morte, rapidamente, em menos de 45 segundos, a ambulância estava no círculo central com as pessoas qualificadas naquele momento para tentar ajudar o jogador. E, também, quis o destino que um dos hospital mais importantes de toda a América Latina estivesse muito perto do estádio do MorumBIS, o que possibilitou que o jogador, que havia recuperado a consciência, fosse transferido”.
Confira a repercussão na mídia uruguaia:
Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.