Nesta segunda-feira, o São Paulo anunciou, em parceria ao grupo com o Grupo SEB e a UniDomBosco, sua própria faculdade, intitulada de SPFC University, que tem como intuito formar profissionais para o mercado do futebol. A parceria marca o primeiro clube brasileira investir na área de educação com projeto regulado pelo MEC.
O modelo me parece muito inspirado na Escuela Universitária do Real Madrid, um case de sucesso do clube espanhol com a Universidad Europea que foi um dos pioneiros na Europa e domina boa parte do mercado. Acho esse um processo super interessante para internacionalizar a marca, com alunos de todo o Mundo buscando os cursos do São Paulo FC (a coletiva confirma seguir por esse caminho quando trazem que terão professores estrangeiros coordenando os cursos).
Outro ponto interessante, que foi minha pergunta ao Roberto Armelin na coletiva, é a ideia desse curso ser um polo formador de futuros bons profissionais que podem assumir cargos no São Paulo. Esses cursos podem atrair grandes talentos, e acho que seria muito interessante ver em um futuro próximo ex-alunos da SPFC University capacitados e profissionalizados para ajudarem o São Paulo. Acho tudo muito bacana. Mas aí entra meu lado crítico um pouco chato: a forma de anunciar as coisas.
Tudo bem que o torcedor muitas vezes viaja na maionese com ilusões descabidas, mas mais uma vez o São Paulo comete um “erro” que pra mim é a expectativa frustrada. Não tem porquê anunciar para a imprensa (e por tabela pra torcida) que “segunda-feira o São Paulo anunciará uma parceria inédita no mundo do futebol”. O torcedor cria expectativa… e se frustra. Acho que é usar o tom certo para essas coisas.
A parceria é legal? Muito! Acho uma boa iniciativa e de fato é pioneira no Brasil. Mas o torcedor anda tão acostumado com falsas promessas, desconfiado de tudo… acho que não vale vender coxão mole como se fosse picanha importada, sabe? Talvez seja um lado “cri cri”, e eu odeio criticar por criticar, mas essa forma de comunicar ainda me incomoda.
No mais, é uma parceria interessante e fica a expectativa que isso renda grandes frutos para o São Paulo. Que seja um passo pioneiro importante para mudar a forma que os clubes fazem gestão hoje no Brasil.
Te espero aqui na próxima segunda-feira, ao meio dia, para continuarmos nosso papo sobre São Paulo FC!
Gabriel Sá é setorista do São Paulo FC há mais de um ano pelo Arquibancada Tricolor. Onde o São Paulo joga, Gabriel está presente. Sua coluna traz análises e informações de quem está ao lado do Tricolor, em qualquer lugar e a qualquer momento.
Confira minhas colunas anteriores aqui no Arquibancada Tricolor.
*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site
Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.