O São Paulo na Libertadores: As marcas de um time tradicional

Troféu da Copa Libertadores - Foto: Conmebol
1

O São Paulo é um dos clubes mais tradicionais na Copa Libertadores e em competições internacionais, isso não é novidade. Mas listamos aqui as principais estatísticas e marcas alcançadas pelo clube ao longo da história.

Como voltaremos à competição em 2024 e neste sábado (04) teremos a final deste ano entre Fluminense e Boca Juniors, vale lembrar aqui o tamanho da história Tricolor na Libertadores.

Maior campeão no Brasil

Tricampeão da Libertadores em 1992, 1993 e 2005, o São Paulo está de volta em 2024

Ao lado de Palmeiras, Grêmio, Flamengo e Santos, o São Paulo é o maior campeão de Libertadores do Brasil e o primeiro clube a conseguir os 3 títulos na competição, em 1992, 1993 e 2005.

Recordista em finais entre brasileiros

O São Paulo, ao lado do Palmeiras, é um dos recordistas em finais entre clubes brasileiros, com 6 decisões, em 1974, 1992, 1993, 1994, 2005 e 2006.

Participações na Copa Libertadores

Já considerando a participação garantida na edição de 2024, o São Paulo é o segundo clube brasileiro com mais participações na Copa Libertadores (22 edições).

Primeira final entre clubes do mesmo país

A primeira vez em que aconteceu uma final entre clubes do mesmo país, teve o São Paulo em campo e conquistando o título sobre o Athletico-PR em 2005.

São Paulo e Internacional fizeram a final da Libertadores de 2006

No ano seguinte, o Tricolor esteve novamente em uma final “caseira” em busca do Tetracampeonato, mas acabou perdendo a final para o Internacional.

Maiores Artilheiros na história da Copa

“Pedro Rocha é um dos cinco melhores jogadores do mundo”, declaração de Pelé sobre o craque Tricolor

O terceiro maior artilheiro da história da Copa Libertadores é o uruguaio Pedro Rocha, que vestiu a camisa do Peñarol, São Paulo e Palmeiras. Com a camisa Tricolor, foram 10 gols na competição de um total de 36.

Luizão também aparece na lista, em 8º lugar, com 29 gols, sendo que 5 deles foram marcados com a camisa do São Paulo na campanha do título de 2005.

Maiores Artilheiros em uma mesma edição

Ao lado do Peñarol, o São Paulo é o clube com o maior número de artilheiros em uma mesma edição de Copa Libertadores, 7 atletas (considerando que na edição de 1974, dois jogadores do São Paulo foram artilheiros).

Palhinha em ação na final da Libertadores de 1992, edição que foi artilheiro

Toninho Guerreiro, com 6 gols em 1972*, Terto e Pedro Rocha, com 7 gols em 1974, Palhinha, com 7 gols em 1992, Luis Fabiano, com 8 gols em 2004, Aloísio Chulapa, com 5 gols em 2006 e Calleri, com 9 gols em 2016, foram os goleadores do Tricolor.

*A Conmebol considera que Toninho Guerreiro marcou seis gols nessa edição (Toninho II teria marcado um gol). Contudo, é uma falha. Na verdade foram sete! Toninho Guerreiro seria artilheiro isolado daquela competição.

Treinador bicampeão consecutivo

Mestre Telê Santana, bicampeão da Copa Libertadores em 1992 e 1993

Telê Santana, em 1992 e 1993, ao lado de Luís Alonso Pérez (Lula), técnico do Santos de Pelé em 1962 e 1963, são os únicos treinadores brasileiros bicampeões consecutivos na história da Libertadores.

Morumbi, palco tradicional

Estádio do Morumbi, um dos palcos mais tradicionais da Copa Libertadores – Foto: Drone Do Dia

O Morumbi é o 3º estádio que mais sediou decisões da Copa Libertadores ao longo da história, com 5 finais.

  • 1992 – São Paulo x Newell’s Old Boys
  • 1994 – São Paulo Velez Sarsfield
  • 2000 – Palmeiras x Boca Juniors
  • 2003 – Santos x Boca Juniors
  • 2005 – São Paulo x Athletico-PR

Maior média de público na história entre brasileiros

O São Paulo é o clube brasileiro com a maior média de público na história da Copa Libertadores

O clube brasileiro com a maior média de público em toda a história da Copa Libertadores (desde 1960), é o São Paulo, com a marca de 40.352 pagantes por partida como mandante.

O Tricolor detém a segunda melhor marca entre todos os clubes, ficando atrás apenas do América-MEX, impulsionado pelo gigante estádio Azteca, com 47.510 pagantes.

Maior público em uma final de Libertadores

Oficialmente, o maior público em uma final de Copa Libertadores na história, aconteceu no Morumbi, em 17 de junho de 1992, com 105.185 torcedores, presenciando a primeira conquista do São Paulo.

Porém, há diversos relatos da mídia na época, que houve invasões e para evitar tumultos maiores, as catracas foram liberadas em determinado momento. Especula-se que o maior público da história do Morumbi tenha sido atingido nessa partida.

Maior goleada em uma final de Copa

O São Paulo não apenas alcançou a maior goleada em finais, como repetiu o feito. Em 19 de maio de 1993, o Tricolor aplicou uma impiedosa goleada de 5×1 sobre o Universidad Católica do Chile.

Raí marca gol de peito na final da Copa Libertadores de 1993

Na final da edição de 2005, o São Paulo aplicou um placar de 4×0 sobre o Athletico-PR, igualando a maior goleada na história da Copa Libertadores, que já era uma marca do próprio clube.

A tradição do São Paulo é gigantesca e nós, são-paulinos, teremos a satisfação de participar novamente da maior competição de clubes da América e em busca do tetracampeonato. Vamos São Paulo!

Compartilhe esse artigo com seus amigos Tricolores e rivais!

Tudo sobre o São Paulo FC!

Siga os canais do Arquibancada Tricolor
Instagram | YouTube | Twitter | Telegram | Loja

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cleiton Ferreira
Cleiton Ferreira
1 mês atrás

O Rogério Ceni, é o maior goleiro artilheiro da competição?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você concorda com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais