Análise do adversário – BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE

null
Neste sábado (03), o São Paulo receberá o Botafogo de Ribeirão Preto no Morumbi, em partida válida pela quinta rodada da primeira fase do Campeonato Paulista.

Na última rodada, o Botafogo venceu a Ferroviária por 2-1, em Araraquara e de virada. O resultado, por sinal, faz com que o time do interior venha com duas vitórias seguidas, pois antes havia vencido o Novorizontino por 2-0. Além destas duas vitórias, o Botafogo perdeu as outras duas, somando seis pontos até o momento no grupo D, mesmo grupo do Santos.

Defensivamente, o time do técnico Leonardo Condé demonstra fraqueza em bolas aéreas e os zagueiros costumam “bater cabeça”. Já no aspecto ofensivo, o Pantera da Mogiana trabalha com passes em profundidade, buscando a corrida do seu principal atacante, Jheimy.

O Botafogo está em seu ano centenário, fundado no dia 12 de Outubro de 1918. O clube surgiu da fusão de três times do bairro Vila Tibério, em Ribeirão Preto: União Paulistano, Tiberense e Ideal Futebol Clube. Na época, a cidade tinha grandes disputas de futebol entre times de bairros, como a Vila Tibério contava com estes três, os resultados não eram bons, daí a ideia de se fundirem.

A ideia do nome surgiu, aparentemente, “sem querer”. Durante a reunião que estabelecia a fusão dos clubes, haviam várias discussões acaloradas e um dos membros, já sem paciência, disse: “…Ou definem logo esse nome ou então bota fogo em tudo e deixem essa história pra lá…”. Provavelmente, esta teria sido a frase que acendeu a faísca da ideia do nome do time de Ribeirão. O outro lado da história é de que a ideia teria surgido entre os funcionários da Estrada de Ferro Mogiana, linha férrea que passa pela região da cidade, inclusive, funciona até hoje.

No Botafogo, surgiram grandes jogadores como Tim, Baldochi, Sócrates, Raí e Cicinho. Para se ter uma ideia, o Botafogo supera clubes como Palmeiras e Atlético-MG no quesito média de jogadores lançados e que vestiram a camisa da Seleção Brasileira. Outro grande fato curioso e que se tornou um fator histórico para o clube do interior paulista, é de que faz parte dos poucos clubes que venceram o Boca Juniors em La Bombonera. O jogo foi no ano de 1971 e o placar, 5-3 para o Botafogo.

Atualmente, o clube está na Série C do Campeonato Brasileiro e integra a elite do Campeonato Paulista desde 2009.

Compartilhe esta notícia