Como a Copa América pode desfalcar o São Paulo

Troféu da Copa América - Foto: Conmebol

Quando se pensa em convocações da seleção brasileira, o torcedor Tricolor já pensa em como a Copa América pode desfalcar o São Paulo daqui a alguns meses.

A convocação do técnico Dorival Júnior para os amistosos contra a Inglaterra e Espanha em março, geraram preocupação nos são-paulinos devido às convocações do goleiro Rafael e do volante Pablo Maia.

Por mais que fiquemos felizes pelos jogadores que merecem esse reconhecimento, sabemos que o São Paulo tem um elenco restrito e as ausências prejudicam o time em datas importantes.

Possíveis convocações: A Copa América pode desfalcar o São Paulo em vários jogos importantes

A Copa América 2024 será realizada nos Estados Unidos entre os dias 20 de junho e 14 de julho. A seleção brasileira, caso avance, pode ficar quase um mês com seus jogadores desfalcando os clubes.

Caso Pablo Maia e Rafael sejam novamente convocados, já perderíamos dois titulares. Em uma hipótese de termos Lucas Moura rendendo seu máximo e sem lesões, não é absurdo imaginar também a sua convocação.

E em um elenco com muitos estrangeiros, o risco aumenta, pois temos possíveis convocados em outras seleções que disputarão o torneio.

Basta lembrar que Arboleda (Equador), James Rodríguez (Colômbia) e Ferraresi (Venezuela) são frequentemente convocados por suas seleções, além de Bobadilla que já foi chamado pelo Paraguai nas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Só aí, mencionamos sete jogadores importantes e possíveis titulares que podem ser ausências importantíssimas e um exemplo de como a Copa América pode desfalcar o São Paulo.

Quais as rodadas do Brasileirão que seriam prejudicadas durante a Copa América?

James Rodríguez foi eleito para mais uma seleção de 2023. Copa América pode desfalcar o São Paulo em jogos importantes.
James Rodríguez – Foto: Seleção Colombiana

Após a CBF ter divulgado a tabela do Brasileirão 2024, conseguimos ter uma noção melhor do tamanho do possível prejuízo que teremos.

Durante o período de disputa do torneio de seleções, teríamos entre 8 e 9 rodadas do Brasileirão sem os jogadores convocados, caso suas nações avancem até a final.

No caso do São Paulo, a rodada 11 do Brasileirão, prevista para o dia 16/06, em que o Tricolor enfrenta o Vasco no Rio de Janeiro, possivelmente já não contaria com os convocados. Veja a lista de jogos com prejuízos:

  • Rodada 11 – 16/06 – Vasco x São Paulo
  • Rodada 12 – 19/06 – São Paulo x Criciúma
  • Rodada 13 – 23/06 – São Paulo x Bahia
  • Rodada 14 – 26/06Athletico-PR x São Paulo
  • Rodada 15 – 30/06 – São Paulo x RB Bragantino
  • Rodada 16 – 03/07 – Atlético-MG x São Paulo
  • Rodada 17 – 07/07 – São Paulo x Grêmio
  • Rodada 18 – 10/07 – Juventude x São Paulo

Além desses jogos acima, a rodada 19, com data prevista para o dia 17/07, na qual o São Paulo encara o Botafogo no MorumBIS, poderia ter alguma ausência de jogadores convocados devido à logística de retorno, no caso de algum atleta disputar a final.

Nem todos estarão em campo até a final da Copa América, mas teremos desfalques importantes

Nem todos os jogadores são-paulinos convocados estarão em campo até a final da Copa América, mas algumas ausências serão bem prejudiciais ao Tricolor.

Como comentamos acima, caso Brasil, Equador, Venezuela, Colômbia ou Paraguai avancem na competição continental, teremos desfalques certos.

A Conmebol, muitas vezes e justamente criticada, planejou seu calendário paralisando as competições de clubes (Libertadores e Sul-Americana) durante a Copa América, algo que a CBF não fez e ainda rejeitou quando clubes pediram o mesmo.

Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Athletico-PR, Palmeiras, Atlético-MG, São Paulo, Red Bull Bragantino, Criciúma, Internacional e Corinthians haviam apresentado uma proposta à CBF, que alegou uma possível desvalorização da Copa do Brasil, devido ao intervalo prolongado entre as quartas de final e as semifinais, além de afetar a dinâmica das competições e gerar conflitos contratuais.

Logicamente, nunca é bom sofrer “de véspera”, porém, é necessário antecipar problemas e se precaver para esses possíveis problemas em uma boa parte do Campeonato Brasileiro.

Contratar novos jogadores, é algo difícil devido às condições financeiras dos cofres e ainda temos o fantasma das lesões para gerenciar nesse período.

A vida do são-paulino não é fácil, ainda mais ao pensar em como a Copa América pode desfalcar o São Paulo.

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia
Comente!