Palmeiras x SPFC: quem está melhor no momento?

Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC

O São Paulo vai em busca, mais uma vez, de quebrar o tabu de nunca ter vencido o Palmeiras no Allianz Parque

Em mais um Choque-Rei, São Paulo e Palmeiras se enfrentam pelo Campeonato Brasileiro hoje (10) em partida válida pela 15ª rodada da competição nacional, às 19h, no Allianz Parque.

Em 2020, é a segunda vez que os rivais se encontram, a primeira ocasião foi pela segunda rodada do Campeonato Paulista no dia 26 de janeiro, na Arena Fonte Luminosa, com mando do Palmeiras, e o resultado foi 0x0.

Dessa vez, a partida é no Allianz Parque, onde o Tricolor nunca venceu o adversário alviverde, conseguindo apenas um empate no ano passado na semifinal do Campeonato Paulista que encaminhou a decisão para os pênaltis e o São Paulo se classificou para a final no estadual.

Os outros resultados foram de superioridade do Palmeiras que venceu oito partidas, marcando 24 gols e sofrendo apenas quatro. A primeira vez que o Choque-Rei aconteceu no Allianz Parque foi no dia 25 de março de 2015 em partida válida pelo Paulistão, e a vitória foi alviverde por 3×0.

Para falar do momento atual vamos por partes, começando pelo adversário e mandante da partida…

O Palmeiras está na 5ª colocação da tabela de classificação com 22 pontos, um a menos que o São Paulo que está em , e vem de uma derrota para o Botafogo, no Rio de Janeiro, por 2×1 pela última rodada do Brasileirão.

Até o momento, a equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo soma cinco vitórias, sete empates e uma derrota, com 18 gols feitos e 13 sofridos. Como mandante, foram duas vitórias e quatro empates.

Para enfrentar o Tricolor amanhã, tem desfalques importantes que são Weverton, Gabriel Menino, Gustavo Gómez e Viña que estão com as suas respectivas seleções disputando as eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, Bruno Henrique em negociação com o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, e Luan Silva que fez uma cirurgia no joelho.

Apesar de recentemente ter conquistado o título do Campeonato Paulista, de estar brigando nas primeiras colocações do Brasileirão e ser líder do grupo B da Libertadores, o Palmeiras vem pressionado para o jogo contra o São Paulo, pois apesar de estar invicto na competição até a última rodada acabou perdendo muitos pontos, principalmente em casa, com empates.

Com isso, até mesmo o cargo do técnico Luxemburgo foi questionado por uma parte da torcida.

Apesar disso, a equipe palmeirense ainda é tida por muitos como a favorita para vencer o clássico devido ao retrospecto positivo no Allianz Parque contra o São Paulo e pelo elenco qualificado apesar dos desfalques.

Além disso, contará com os retornos de Luis Adriano e Lucas Esteves, que estão recuperados de lesão e reforçam o time.

Já o São Paulo vem de um momento complicado em que o técnico Fernando Diniz se viu na corda bamba até ter a pressão um pouco aliviada devido à vitória da última rodada para o Atlético Goianiense por 3×0 no Morumbi, fazendo com que o Tricolor retornasse às primeiras colocações da tabela, estando agora em com 23 pontos.

Até o momento, o Tricolor soma seis vitórias, cinco empates e duas derrotas, com 18 gols feitos e 13 sofridos. Como visitante, tem uma vitória, três empates e duas derrotas.

Diferente do rival, não está mais na Libertadores, pois foi eliminado na fase de grupos e vinha de um momento crítico, pois não vencia há sete jogos e tinha tomado gols nas últimas dez partidas. Até que, na última rodada, ao enfrentar o Atlético Goianiense e o time entrar em campo com algumas mudanças conseguiu uma boa vitória e sem levar gols.

Com isso, o Tricolor ganhou mais confiança para o clássico e vai tentar quebrar o tabu de nunca ter vendido no estádio dos rivais.

No que se refere aos desfalques, o técnico Fernando Diniz não poderá contar com Walce, Rojas, Liziero, Hernanes e Juanfran que se recuperam de lesão, Gabriel Sara suspenso com o terceiro cartão amarelo e Arboleda que está com a Seleção Equatoriana. Por outro lado, terá o retorno de Luciano, suspenso contra o Dragão, e que é o artilheiro do time no Campeonato Brasileiro.

Em resumo:

O Palmeiras tem a seu favor o retrospecto positivo contra o São Paulo no Allianz Parque, ter apenas uma derrota no Brasileirão, contar com um elenco forte e o retorno do atacante Luiz Adriano, artilheiro do time na competição, mas tem desfalques importantes e vem pressionado por ter perdido muitos pontos importantes ao longo dos últimos jogos.

Já o Tricolor vem de um momento crítico, mas que foi apaziguado devido à boa vitória conquistada na última quarta-feira que deu mais confiança ao time que passou por mudanças, também conta com o retorno de Luciano e a boa fase de Brenner e está invicto em clássicos em 2020, mas tem contra o tabu negativo no estádio do adversário e precisa recuperar os pontos perdidos em consequência dos seguidos empates.

O confronto entre São Paulo e Palmeiras acontece amanhã (10), às 19h, no Allianz Parque, pela 15ª rodada do Brasileirão, e terá transmissão do Premiere.

Você também pode acompanhar conosco clicando aqui.

Confira os melhores momentos da última partida do São Paulo contra o Atlético Goianiense abaixo ou clicando aqui:

Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC

Compartilhe esta notícia